• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Trabalhador
MENU

Movimento antibolsonaro volta às ruas no dia 19 de junho

Manifestações vão ocorrer em todo o Brasil e em Goiânia a concentração será na Praça Cívica, às 9 horas

Publicado: 09 Junho, 2021 - 09h58 | Última modificação: 09 Junho, 2021 - 12h39

Escrito por: Maísa Lima

Brasil de Fato
notice

De um lado a inflação – o litro de gasolina chegou a R$ 6,27 e a cesta básica aumentou mais de 30% em Goiânia (GO) – e do outro a terceira onda da pandemia da Covid 19, que aumenta o número de internações em hospitais e já matou mais de 500 mil brasileiros e brasileiras. Acrescente-se a isso o desemprego que atinge 14,4 milhões de pessoas, maior número desde 2012.

Mas nada sensibiliza o governo de Jair Bolsonaro (ex-PSL). Ao invés de minimizar o sofrimento da população no que mais importa: vacina já para todos e todas e a volta do auxílio emergencial de 600 reais para garantir comida na mesa, o genocida força a realização da Copa América, mesmo sabendo que as cidades que receberão o torneio não vacinaram nem 15% da população!

Não dá para esperar nada além de mortes desse governo genocida! Por isso o Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania – que congrega mais de 60 entidades dos movimentos sindical, social e popular – está convocando novo protesto para este 19 de Junho.

“Vamos pra rua neste 19 de Junho exigindo auxilio emergencial de 600 reais, vacina já e o impeachment de Bolsonaro. É preciso ainda dizer não para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 32), da Reforma Administrativa, que pretende acabar com o Serviço Público e os direitos dos/as servidores/as”, pontua a presidenta da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT-GO), Bia de Lima, que também comanda o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego).

Um dos coordenadores do Fórum, João Pires reforça a convocação de Bia: “no dia 19 de junho vamos pra rua exigir o impeachment desse governo genocida, vacinação e retomada do auxílio emergencial. Não queremos campeonato de futebol! Já perdemos mais de 500 mil vidas”, salienta.

Plenária
Para construir um 19 de Junho de manifestações pelo #ForaBolsonaro; #VacinaJá; #600ContraFome e #ContraPEC32 uma ampla Plenária Estadual virtual de mobilização das entidades sindicais, movimentos sociais e populares, partidos políticos, lideranças democratas e progressistas será realizada no dia 14 de junho, às 19 horas.

Depois do sucesso de 29 de Março, a expectativa dos organizadores é realizar atos em cerca de 15 cidades goianas. “É muito importante irmos para a rua mostrar nossa insatisfação com esse governo genocida, mas sem abrir mão da segurança sanitária. Nossa recomendação aos manifestantes é que estejam de máscara, usem álcool gel e respeitem o distanciamento social”, reforça a coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU), a também sindicalista Iêda Leal.

Para o dia 19J o local da concentração já está marcado em Goiânia: Praça Cívica, às 9 horas. De lá, em carreata e passeata, os manifestantes vão descer a Avenida Araguaia, passar pela Rua 4, continuar pela Avenida Goiás e encerrar o ato na Praça do Trabalhador.