• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Trabalhador
MENU

Exposição fotográfica refaz trajetória de Dom Tomás Balduino

Fotógrafa Antonieta de Sant’Ana mostra a luta do religioso em prol dos Direitos Humanos

Publicado: 14 Agosto, 2019 - 09h55

Escrito por: Antonieta de Sant'Ana e Maísa Lima

notice

A exposição Repartir a Terra é Dividir o Pão, organizada pela fotógrafa Antonieta de Sant’Ana, estará em cartaz no Museu Conde dos Arcos, na Praça do Coreto, na cidade de Goiás (GO), entre os dias 17 de agosto e 4 de setembro. A entrada é franca. O evento de abertura está marcado para sexta-feira (16), às 9 horas. A exposição acontece no mesmo horário de funcionamento do museu: de terça a sábado, das 9 às 17 horas, e aos domingos, das 9 às 15 horas.

Para quem não conhece a trajetória de Antonieta, mais conhecida como Chica, ela é fotógrafa documental premiada e reconhecida internacionalmente, com diversas exposições no Brasil e Europa.

Na época em que era uma jovem estudante na cidade de Olho D’Água das Cunhãs (MA), no inicio dos anos 1970, atuou na luta estudantil contra a ditadura militar. Chica ajudou a fundar a seção regional da Sociedade Maranhense de Defesa dos Direitos Humanos e manteve, juntamente com amigos, um programa de rádio que foi fechado pelos milicos em 1979.

Ameaçada, escreveu uma carta pedindo asilo político a Dom Tomás Balduino, que já era referência no Norte e no Centro-Oeste do Brasil por lutar pelos Direitos Humanos, e recebeu uma resposta curta e prática do bispo: "Venha com a sua trouxa imediatamente". Ela foi. E nunca mais foi embora.

De janeiro de 1983 até maio de 2014, Antonieta esteve ao lado de Dom Tomás Balduino documentando as lutas sangrentas pela terra; as Caminhadas pela Terra - eventos organizados pela Diocese de Goiás que juntavam multidões de esperançosos; os encontros ao ar livre (como Dom Tomás gostava) com os indígenas e camponeses; os protestos, as marchas, a reuniões, os seminários e os eventos que foram essenciais para promover a discussão sobre a democracia e a justiça no Brasil.

Todas essas histórias que faziam parte do cotidiano dos dois amigos, que viviam com o propósito de lutar pelos Direitos Humanos, estão dispostas em 44 fotos em preto e branco e coloridas, distribuídas por 26 painéis, com curadoria da própria fotógrafa e apoio da Comissão de Justiça e Paz dos Dominicanos do Brasil. Vale muito a pena conferir!

Serviço: 

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA REPARTIR A TERRA É DIVIDIR O PÃO

Abertura: 16/08 às 19h

Datas e horários de visitação: 17/08 a 04/09/2019. Ter a sáb, das 9h às 17h, e dom, das 9h às 15h (fechado às segundas-feiras).

Local: Museu Conde dos Arcos - Praça do Coreto, Cidade de Goiás (GO).

Entrada franca