MENU

CUT realiza o 7º Encontro do Ciclo de Diálogos Formativos.

A nova etapa do ciclo de formação sindical da CUT abordará os temas: extrema direita, comunicação e guerra cultural.

Publicado: 09 Julho, 2026 - 13h29

Escrito por: CUT-GO

notice

A CUT-GO convida dirigentes sindicais, militantes, educadores(as) populares, juventude e representantes dos movimentos sociais para participarem do 7º Encontro do Ciclo de Diálogos Formativos – Fascismo, Extrema Direita e a Luta Sindical Cutista, que será realizado nesta quinta-feira, 9 de julho, às 19h (horário de Brasília), em formato virtual, pela plataforma Zoom.

Nesta edição, o encontro terá como tema “Extrema Direita, Comunicação e Guerra Cultural”, propondo uma reflexão sobre o papel estratégico da comunicação na disputa política contemporânea. Em um cenário marcado pela circulação de desinformação, pela influência dos algoritmos e pela construção de narrativas nas plataformas digitais, a atividade busca contribuir para que dirigentes e militantes compreendam os mecanismos utilizados pela extrema direita e fortaleçam a comunicação como instrumento de organização popular e defesa da democracia.

O debate contará com a participação do jornalista, escritor, psicólogo e professor Felipe Pena, referência nos estudos sobre mídia, jornalismo e comunicação. A mediação será conduzida por Susana Morais, bancária, cordelista, escritora e recitadora.

Durante o encontro, serão discutidos temas relacionados ao uso das redes sociais e das plataformas digitais como espaços de disputa política, à guerra cultural promovida por setores da extrema direita, aos impactos da desinformação sobre a sociedade e aos desafios da comunicação popular e sindical diante da atual conjuntura.

Para a CUT, compreender como se estruturam as estratégias de comunicação e produção de narrativas utilizadas por projetos autoritários é fundamental para fortalecer a organização da classe trabalhadora, ampliar o diálogo com a sociedade e defender os valores democráticos. A formação política permanece como uma das principais ferramentas para preparar dirigentes e militantes diante dos desafios impostos pelo cenário político e comunicacional contemporâneo.

O Ciclo de Diálogos Formativos integra as ações da Rede Nacional de Formação da CUT e tem promovido debates sobre os diversos aspectos que envolvem o avanço da extrema direita, contribuindo para qualificar a atuação sindical e fortalecer a consciência crítica da classe trabalhadora.

Serviço

7º Encontro do Ciclo de Diálogos Formativos – Fascismo, Extrema Direita e a Luta Sindical Cutista

Tema: Extrema Direita, Comunicação e Guerra Cultural

Data: 9 de julho

Horário: 19h (horário de Brasília)

Formato: Plataforma Zoom

Convidado: Felipe Pena – jornalista, escritor, psicólogo e professor.

Mediação: Susana Morais – bancária, cordelista, escritora e recitadora.

 Participe aqui

 ID da reunião: 848 2740 9268

Senha: 400887