MENU

CUT-GO participa de ato pela revogação do Novo Ensino Médio

Publicado: 16 Março, 2023 - 09h32

Escrito por: Redação CUT-GO

Sintego
notice

A CUT Goiás, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), juntamente com demais sindicatos e movimentos estudantis, estiveram na tarde desta quarta-feira (15) no ato que pede a revogação imediata do Novo Ensino Médio (NEM). A concentração teve início na Praça Universitária e se encerrou em frente à Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Para esta quinta-feira (16), a partir das 9h, a presidenta da CUT-GO e deputada estadual, Bia de Lima, promove uma audiênica pública na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) para debater o Novo Ensino Médio juntamente com os/as estudantes, professores/as e toda a comunidade escolar.

Aprovado em 2017 sob o governo de Michel Temer (MDB) e implementado no último ano de mandado de Jair Bolsonaro (PL), o Novo Ensino Médio coleciona críticas por parte de especialistas em educação e entidades ligadas à área. Para grande parte da comunidade escolar, a reforma educacional piorou as condições de escolarização e aumentou a desigualdade nas escolas públicas.

No Novo Ensino Médio, as disciplinas estão agrupadas em Linguagem e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No entanto, somente Matemática e Português são obrigatórios nos três anos do ciclo.

Também passaram a valer os chamados “itinerários formativos”, que são roteiros de atividades e conteúdos pré-definidos pela escola que os/as estudantes, teoricamente, podem escolher. As principais queixas ao novo sistema incluem a redução de disciplinas tradicionais e a falta de formação dos professores.

A luta continua! Revogação do Ensino Médio já!