CUT/GO mobiliza Conferências Livres em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
Os debates devem resultar na contribuição de Goiás à Conferência Nacional que visa a construção de um mundo do trabalho mais saudável e democrático e que respeite os Direitos Humanos
Publicado: 20 Janeiro, 2025 - 14h35 | Última modificação: 20 Janeiro, 2025 - 14h59
Escrito por: Renato Costa

A CUT Goiás, a partir de sua Secretaria de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, dirigida pela pedagoga, educadora em saúde, Ivanilde Vieira Batista, está mobilizando o Movimento Sindical, parlamentares e os trabalhadores em geral para a construção das Conferências de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Goiás.
Ao longo de cinco reuniões realizadas na sede da CUT, na rua 70, setor central, em Goiânia, diversas entidades ligadas à luta por melhor condições de trabalho, têm elaborado um plano de ação para os próximos meses que deve culminar com o envio de delegadas e delegados à 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), em Brasília, entre os dias 18 e 21 de agosto de 2025. A 5ª CNSTT terá o seguinte tema articulador: SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA COMO DIREITO HUMANO.

O primeiro evento deste ciclo de atividades mobilizadas pela CUT Goiás, ocorrerá no próximo dia 28 de janeiro, no Auditório do Ministério da Saúde em Goiânia, localizado na rua 82, esquina com a avenida 83, setor Sul. Convidamos a toda a cidadania para uma reunião ampliada que terá a função de introduzir os temas propostos pelos documentos orientadores da Conferência Nacional e servirá como um esquenta da organização das Conferências Livres que devem mobilizar a participação popular nas Conferências Municipais, Regionais e Estadual.
O encontro expositivo e dialogado terá a função de reforçar as perspectivas de saúde do trabalhador e da trabalhadora através de uma abordagem crítica e construtiva, e será denominada Esquenta: mobilização para as Conferências Livres de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Goiás.
O QUE SÃO AS CONFERÊNCIAS DE SAÚDE?
As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção, avaliação e fortalecimento das Políticas de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta e decide os rumos da saúde para os próximos anos, no país, nos estados e nos municípios.
As Conferências de Saúde (CS) são importantes momentos para propor e construir diretrizes para as políticas públicas no setor, reunindo 50% de Usuários; 25% de Trabalhadores e Trabalhadoras e 25% de Gestores em Saúde. Diante deste importante canal de participação e controle social, para criar um outro Mundo de Trabalho, com saúde integral e bem-viver para todas e todos, contamos com sua participação!

O QUE SÃO CONFERÊNCIAS LIVRES?
O intuito das Conferências Livres é garantir a ampla participação popular, orientada pela mobilização e articulação do Movimento Sindical com os Movimentos Sociais, as instituições de ensino (públicas e privadas) e o Movimento Estudantil, os mandatos populares, entre outros grupos sociais.
As Conferências Livres têm a função de organizar os trabalhadores nas suas bases para fortalecer o debate com participação consciente, protagonismo popular na tomada de decisões, e compreensão de todos os processos de organização da luta popular: Processos e Ambientes de Trabalho, da Vigilância em Saúde. Em suma, criar espaços de debate e proteção da saúde dos que trabalham, e dar respostas à pergunta fundamental: Do que adoecem e morrem os trabalhadores e as trabalhadoras?
Para tanto, irá se mobilizar, articular, comunicar e realizar encontros de formação discutindo os eixos da 5ª CNSTT, com o objetivo de realizar ao menos cinco (5) Conferências Livres nos municípios: Goiânia, Jataí, Catalão, Anápolis e Cidade de Goiás.

EIXOS PARA DEBATE
A Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora;
A Participação Popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
CRONOGRAMA DA 5ª CNSTT
Etapa Municipal/ Regional/ Macrorregional: até o dia 15 de abril de 2025;
Etapa Estadual/ Distrito Federal: entre 15 de abril e 15 de junho de 2025;
Conferências Nacionais Livres: até 30 de abril de 2025;
Etapa Nacional: entre 18 e 21 de agosto de 2025.
AGENDA DAS CONFERÊNCIAS NO ESTADO DE GOIÁS
Municipais e Regionais: até 02 de maio de 2025;
Estadual: de 11 a 13 de junho de 2025;
SERVIÇO
Esquenta: mobilização para as Conferências Livres de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Goiás.
Dia: 28 de janeiro.
Local: Auditório do Ministério da Saúde, R. 82 com a Av. 83, N. 179; Setor Sul, Goiânia – GO.
Horário: das 14:00 às 17:30.