MENU

CUT convoca as Conferências Livres de Saúde do Trabalhador em Goiás

Encontro apresentou orientações e plano de ação para garantir propostas efetivas e a participação do estado na 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a ser realizada em Brasília.

Publicado: 29 Janeiro, 2025 - 10h14 | Última modificação: 29 Janeiro, 2025 - 11h23

Escrito por: Renato Costa

Renato Costa
notice
Representantes sindicais e populares se comprometem com a realização das conferências em Goiás

Na tarde da última terça-feira, 28 de janeiro, a CUT/GO, em colaboração com diversos sindicatos e forças políticas goianas, realizaram uma ação de mobilização e preparação para as Conferências Livres de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora em Goiás. O encontro ocorreu no auditório do Ministério da Saúde em Goiás, na rua 82, no setor Sul, em Goiânia. Na ocasião, foi apresentada a proposta de realização das Conferências Livres na capital e também na Cidade de Goiás, em Anápolis, Jataí, Iporá e Catalão. 

Abriu o encontro a secretária de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT/GO, Ivanilde Batista, que agradeceu a presença dos participantes e ressaltou a importância do debate aliado ao ‘fazer’ da política de saúde do trabalhador em todos os locais e latitudes. Para ela, a preparação e a formação têm a função de trazer mais relevância e acerto às propostas a serem apresentadas. 

Renato CostaRenato Costa
Ivanilde Batista, secretária da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT/GO expõe as orientações e um plano de ação para a realização e efetividade das Conferências em Goiás.

Na sequência, Ivanilde apresentou as principais orientações da CNSTT que guiarão os trabalhos das diferentes etapas, incluindo uma análise do mundo do trabalho no Brasil, uma linha do tempo das Conferência de Saúde e um plano de ação para os próximos meses de mobilização.

Reforçando a representação da diretoria da CUT/GO no encontro, a secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT/GO e conselheira municipal de saúde, Flaviana Barbosa, fez uma fala no sentido de reforçar a amplitude das conferências, que extrapolam o âmbito dos trabalhadores da saúde e precisam alcançar todas as pessoas trabalhadoras, dos mais diversos campos de atuação, seja do setor público ou privado, do campo ou da cidade, formais e informais, incluindo as trabalhadoras domésticas e os menores aprendizes.

Renato CostaRenato Costa
Flaviana Barbosa, sercretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT/GO, ressalta a importância da mobilização das bases e a amplitude política da saúde da pessoa trabalhadora.

Segundo Flaviana, essa amplitude dá à CNSTT uma dimensão enorme, desafiando os participantes a mobilizar as bases nas mais diversas localidades e a efetivar as propostas de políticas públicas que melhorem as condições de trabalho e de vida da classe trabalhadora e incidam nas  mais diversas dimensões da saúde.

O encontro contou também com a contribuição do superintendente do Ministério do Trabalho em Goiás, Nivaldo dos Santos; do diretor do SINT-IFESGO, João Pires; do diretor da CTB/GO, professor João Coelho; e da representantes da Direção Nacional dos Estudantes de Medicina, Aline Alves. Além da participação de dezenas de representantes políticos e sindicais goianos que fizeram o uso da palavra ao final do encontro. 

Cláudio Marques - SINTFESP/GO-TOCláudio Marques - SINTFESP/GO-TO
Nivaldo dos Santos, superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Goiás, apresenta os principais desafios para a regulamentação, vigilância e controle da saúde no ambiente do trabalho.

As Conferências Livres são espaços de debate e deliberação participativa orientadas à construção das políticas públicas que serão avaliadas e incorporadas à 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT). Para que isso ocorra, será preciso formalizar a presença, o diálogo e as propostas apresentadas pela cidadania nas diferentes etapas da CNSTT, cujo tema será Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano.

As Conferências Livres de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora visam elaborar diretrizes e propostas que orientem as normativas e leis de proteção à saúde no ambiente de trabalho. Considerando a amplitude e a pertinência da saúde nesse âmbito, através destas conferências, a população terá em mãos um importante instrumento político de transformação social que deve fortalecer a vigilância e o controle do cotidiano e das práticas do trabalho em seus mais diversos formatos.

O próximo encontro será no dia 21 de fevereiro e será focado na formação para a fundamentar e qualificar as propostas apresentadas. O local proposto é a Câmara dos Vereadores de Goiânia.