MENU

Conferência de Saúde Mental debate fortalecimento do SUS e cuidado em liberdade

Evento estadual irá definir as propostas e diretrizes para serem levadas à Conferência Nacional de Saúde, prevista para agosto de 2023

Publicado: 11 Agosto, 2022 - 09h30

Escrito por: Gabriella Braga

CUT-GO
notice

Começa nesta quinta-feira (11) a IV Conferência Estadual de Saúde Mental de Goiás, promovida pelo Conselho Estadual de Saúde (CES). O evento, que se estende até o final desta sexta-feira (12), será realizado na Escola de Saúde Pública de Goiás, no Jardim Santo Antônio, em Goiânia.

Napoleão Batista, secretário de Administração e Finanças da CUT Goiás e conselheiro estadual de saúde, foi eleito delegado para representar a Central na conferência. Durante este primeiro dia, será abordada a situação da estrutura da saúde mental no estado.

Com o tema principal "A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS", usuários/as de saúde mental, trabalhadores/as da saúde e representantes da sociedade civil participam da discussão para definir as propostas e diretrizes que serão levadas à V Conferência Nacional de Saúde Mental, marcada para agosto de 2023.

As propostas foram levantadas e construídas durante debate nas conferências regionais e tem como eixo principal fortalecer e garantir políticas públicas no SUS, no cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos.

Walter Monteiro, primeiro secretário do CES, reforça a importância do Sistema Único de Saúde no cuidado dos usuários e usuárias da saúde mental. "Somos totalmente contra manicômios, hospitais psiquiátricos, internação compulsória e até mesmo voluntária. Defendemos o cuidado em liberdade nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e isso se faz através do fortalecimento do SUS", comenta.

Durante o evento, também será eleita a delegação de Goiás que irá representar o estado nacionalmente. O grupo será responsável por apresentar as 20 propostas e quatro diretrizes que forem definidas nesta conferência estadual.