• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Trabalhador
MENU

Ciclo de debates sobre a obra de Paulo Freire chega ao Centro-Oeste

Projeto começou no ano passado, na Amazônia e dia 30 vai debater o livro À Sombra desta Mangueira, através da Plataforma Zoom

Publicado: 24 Junho, 2021 - 10h00

Escrito por: Maísa Lima

notice

Paulo Reglus Neves Freire, o patrono da Educação brasileira, nasceu no Recife (PE) em 19 de setembro de 1921. Veio a falecer em São Paulo (SP), no dia 2 de maio de 1997. Educador e filósofo, é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial.

Como Paulo sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático e destacou-se por trabalhar na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política, atraiu para si o ódio da direita obscurantista.

Mas enquanto os cães ladram, a caravana passa. Jamais o legado de Paulo Freire será diminuído. Neste ano em que celebra-se seu centenário, a Secretaria Nacional de Formação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) realiza o 4º Encontro do Ciclo de Debates Quartas-Freireanas, um projeto iniciado em 2020, na Amazônia, pela Escola de Formação Sindical da CUT - Chico Mendes.

Agora o projeto chega à Região Centro-Oeste: no dia 30 de junho, das 15 às 17 horas (horário de Brasília-DF), através da Plataforma Zoom – veja o link de acesso ao final do texto -, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) Heleno Araújo; e a secretária adjunta nacional de Formação da CUT e também coordenadora da Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho (ECO/CUT) Sueli Veiga vão revisitar e promover um diálogo sobre o livro de Paulo, À Sombra desta Mangueira.


Sinopse
À Sombra desta Mangueira é uma obra fundamental não apenas para os profissionais da educação, que sabem que o “domínio técnico é tão importante para o profissional quanto a compreensão política o é para o cidadão", e que ambas as missões de formação cabem ao educador; mas também àqueles que acreditam num mundo mais justo, onde a formação técnica, científica e profissional é tão importante quanto o sonho e a utopia.


Link para acesso à sala zoom:
https://zoom.us/j/96015997154?pwd=Q0pGMlhiOWIwOUNORWdya2JadjRsZz09
ID da reunião: 960 1599 7154
Senha de acesso: 354718