Campo Unitário de Goiás se reúne com MDA para discutir Plano Safra
Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, recebeu ofício das entidades dos movimentos sociais e sindicais que compõem o campo unitário
Publicado: 12 Julho, 2023 - 10h43 | Última modificação: 12 Julho, 2023 - 10h47
Escrito por: Gabriella Braga
O Campo Unitário Agrário de Goiás esteve reunido nesta terça-feira (11) com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, para discutir o Plano Safra da Agricultura Familiar no estado. A reunião ocorreu na sede do ministério, em Brasília.
Os movimentos sociais e sindicais que compõem o campo unitário entregaram ao ministro um ofício com pontos a serem debatidos sobre o Plano Safra 2023/2024 e, ainda, sobre como os trabalhadores e trabalhadoras de Goiás podem acessar as políticas voltadas à agricultura familiar.
O Plano Safra é um programa do governo federal que oferece linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para os produtores rurais. Para o período, o governo destinou R$ R$ 71,6 bilhões de crédito rural para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O campo unitário de Goiás é formado pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf-GO), Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura Familiar (Fetaeg), Federação dos Trabalhadores Empregados Assalariados Rurais (Fetaer), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Camponês Popular (MCP) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Os diretores da CUT-GO Antônio Pereira Chagas, da coordenação da Fetraf-GO, e Orlando Luiz da Silva, presidente da Fetaeg, estiveram na reunião com o ministro Paulo Teixeira.