Adufg-Sindicato participa da 5ª Conferência Nacional de Ciência e Inovação
Evento teve como objetivo embasar a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI)
Publicado: 05 Agosto, 2024 - 11h26 | Última modificação: 05 Agosto, 2024 - 11h33
Escrito por: Redação CUT-GO
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) participou da 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), em Brasília. Realizado 14 anos após a última edição, o encontro que teve como tema "Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido" foi promovido na última semana, de 30 de julho a 1º de agosto.
A Conferência Nacional foi lançada pelo presidente Lula em julho de 2023, com o objetivo de discutir junto à sociedade as necessidades na área e embasar a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI), que deverá ser seguida pelos próximos 10 anos. O evento sucede as mais de 200 conferências prepatórias realizadas em todo o País entre dezembro passado e maio deste ano.
As discussões do evento têm com base quatro eixos temáticos: recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Tecnologia e Inovação; reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
No discurso de abertura, o presidente Lula destacou o papel da ciência para o desenvolvimento do País. “Hoje é um dia histórico para o país. O Brasil precisa aprender a voar sozinho”, disse, se referindo à proposta do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA), feita pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT) e entregue a ele. O plano apresenta cinco eixos que vão direcionar a política da área.