Escrito por: Redação CUT-GO

UFG integra lista das mil melhores universidades do mundo

Federal de Goiás aparece junto com outras 20 universidades brasileiras, entre elas a USP, considerada a melhor da América Latina

A Universidade Federal de Goiás (UFG) está entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. A universidade aparece no Ranking de Xangai, divulgado nesta segunda-feira (15), junto com outras 20 universidades brasileiras. A melhor posicionada na lista é a Universidade de São Paulo (USP), considerada a melhor da América Latina.

Além destas, integram o ranking a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Estadual Paulista (Unesp), Federal do Paraná (UFPR), Federal de São Carlos (UFSCar), Federal de São Paulo (Unifesp), Federal de Viçosa (UFV), Federal de Santa Catarina (UFSC), Federal Fluminense (UFF), Universidade de Brasília (UNB), Federal do Ceará (UFC), Federal do Pernambuco (UFPE), Federal de Sana Maria (UFSM), Federal de Pelotas (UFPel), Federal da Bahia (UFBA), Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

Produzido desde 2013 pela instituição Shanghai Ranking Consultancy, a avaliação englobou 2,5 mil universidades em todo o mundo, e definiu o resultado com base em seis critérios, entre eles o número de prêmios Nobel e medalhas Fields entre graduados/as e professores/as, e o número de artigos publicados em periódicios renomados, como Nature e Science.

Na lista, as instituições de ensino superior brasileira estão classificadas a partir do número 100, quando passa a ser classificada em blocos. Dessa forma, a USP, por exemplo, aparece entre as 101 e 150 melhores. Já a UFG fica localizada entre as 901 a 1000 melhores. Na América Latina, o Brasil é o país com maior número de instituições de ensino no ranking, seguido pelo Chile e México, com quatro universidades, e Argentina e Colômbia, com duas cada.