• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Trabalhadores rurais protestam por falta de pagamento

Cerca de 60 trabalhadores da Usina Centroálcool, de Inhumas, ocuparam nesta terça-feira (17) a rodovia GO-222, no trecho Inhumas-Anápolis

Publicado: 18 Dezembro, 2013 - 08h40

Escrito por: Assessoria de Comunicação da Fetaeg

Cerca de 60 trabalhadores da Usina Centroálcool, de Inhumas, ocuparam a rodovia GO-222, no trecho Inhumas-Anápolis, na tarde desta terça-feira (17). Eles protestaram por conta do não pagamento de salários. Os canavieiros estão sem receber há mais de 40 dias, sem falar na rescisão e a primeira parcela do 13º salário. Muitos desses profissionais são de outros Estados e estão sem condições de voltar para casa.
 
Após uma reunião no Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), que ocorreu no dia 9 de dezembro, a empresa fez a promessa de pagar os trabalhadores nesta terça-feira, 17 de dezembro, o que não ocorreu. A Centroálcool deve não só aos canavieiros, mas a todos os trabalhadores da usina. A empresa alega que passa por problemas financeiros e que não conseguiu a aprovação de empréstimos bancários para saldar o débito com os trabalhadores.
 
Histórico
Trabalhadores rurais da Usina Centroálcool, em Inhumas, na região metropolitana de Goiânia, entraram em contato com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Goiás (Fetaeg), no início de novembro, para reclamar de atraso de pagamento. Desde então, a federação tem tentado negociar com a empresa e não obteve sucesso. A Centroálcool sempre pede um prazo para efetuar e pagamento e não o cumpre. Insatisfeitos, canavieiros ocuparam o pátio da empresa, no dia 20 de novembro, cobrando por sua remuneração. Dia 4 de dezembro, houve outra denúncia grave: representantes da usina recolheram os lençóis e cobertas dos trabalhadores, que estariam dormindo sem nenhuma proteção contra o frio.
 
Mais informações
 
Divino Eugenio Sebastião Sobrinho, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Inhumas – (62) 9353-4535 / 8520-5546
 
José Maria de Lima, secretário de Assalariados da Fetaeg– (62) 8118-3936
carregando