MENU

Trabalhadores e estudantes vão às ruas em defesa da democracia e da educação

Ao menos 22 capitais brasileiras já confirmaram ato para esta quinta-feira (11)

Publicado: 10 Agosto, 2022 - 17h38 | Última modificação: 10 Agosto, 2022 - 18h50

Escrito por: Gabriella Braga

CUT-GO
notice

As ruas das capitais brasileiras serão tomadas por manifestantes nesta quinta-feira, dia 11 de agosto. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e demais centrais sindicais, sindicatos, movimentos sociais, populares e estudantis, além de partidos políticos, estarão reunidos em defesa da democracia, da educação e por eleições livres.

Em Goiânia, o ato terá início às 17h, com concentração na Praça Universitária, no Setor Leste Universitário, e segue em caminhada pela Avenida Anhanguera até a Praça do Bandeirante, no Setor Central. A mobilização na capital goiana é organizada pelo Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e Soberania, que reúne mais de 40 entidades, entre elas a CUT Goiás.

A mobilização nacional marca a retomada de protestos nas ruas e visa dar uma resposta clara às ameaças golpistas do presidente Jair Bolsonaro (PL) às instituições democráticas e ao sistema eleitoral brasileiro. A data celebra ainda o Dia do Estudante e, por isso, também engrossaremos o coro em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade para todos/as brasileiros e brasileiras.

"Trabalhadores, trabalhadoras, estudantes mais novos e mais velhos, todos e todas estaremos em marcha constante em defesa da democracia, contra o fascismo, o racismo e o machismo. Queremos garantir um Brasil acolhedor e que dê conta de garantir a vida e a segurança dos brasileiros e brasileiras. As ruas do Brasil neste 11 de agosto é o reflexo da luta e da esperança que temos em garantir educação, saúde, moradia e lazer para todos e todas", afirma a secretária de Comunicação da CUT-GO, Iêda Leal.

Manifesto pela democracia

Para endossar a luta em defesa da democracia, será realizada nesta quarta-feira (10), às 19h30, a leitura da "Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em Defesa do Estado Democrático de Direito", um manifesto produzido pela Universidade de São Paulo (USP) que já conta com mais de 800 mil assinaturas.

A carta será lida em evento no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG), na Praça Universitária. Já nesta quinta-feira (11), às 20h30, a leitura será realizada no Teatro São Joaquim, na Cidade de Goiás.

Veja onde já tem ato marcado em todo o Brasil.