Escrito por: Gabriella Braga

Trabalhadores dos Correios podem deflagrar greve a partir desta terça-feira (12)

Falta de avanços nas negociações da campanha salarial 2023/2024 já motivou indicativo de greve desde o final de agosto. Sindicatos aguardam contraproposta da ECT ainda nesta segunda-feira (11)

FENTECT

O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios em Goiás (Sintect) convoca a todos os trabalhadores e trabalhadoras para a Assembleia Geral Extraordinária, nesta terça-feira (12), em frente à Agência Central dos Correios em Goiânia, e em outros oito municípios do interior. Greve pode ser deflagrada caso não tenha avanços nas negociações da campanha salarial 2023/2024.

Em Goiânia, a primeira chamada será às 18h30 e a segunda chamada às 19h. No interior, a assembleia ocorre em Anápolis, Caldas Novas, Catalão, Santa Helena, Itumbiara, Goiás, Jataí e Rio Verde, às 18h e 18h30, respectivamente. Dentre os pontos de discussão, a avaliação da contraproposta da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), caso seja apresentada até a data da assembleia. Até o momento, não houve apresentação.

Ainda durante a assembleia, será deflagrada, ou não, a greve a partir das 22h desta terça-feira. No final de agosto, trabalhadores e trabalhadoras dos Correios já aprovaram indicativo de greve após rejeitarem, por unanimidade, a proposta feita pela ECT de 3,18% de reajuste salarial, valor bem aquém do reivindicado pela categoria, de 13%.

O Comando de Negociação da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) aguarda a apresentação de uma contraproposta ainda nesta segunda-feira (11). Além do reajuste salarial, a categoria busca um novo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), realização de concurso público, a retomada do antigo modelo do plano de saúde, dentre outros.

*Com informações Sintect-GO e Fentect