SINTEGO realiza ato contra a taxação dos aposentados/as
A taxa de 14,25% referente a alíquota previdenciária vem sendo descontada no salário dos aposentados/as há 5 anos, sem perspectiva de mudança.
Publicado: 08 Outubro, 2025 - 09h06 | Última modificação: 08 Outubro, 2025 - 09h11
Escrito por: Juliano Cavalcante

A CUT Goiás acompanhou na última sexta-feira, 03 de setembro, mais uma manifestação dos aposentados/as da educação no estado contra o desconto inviável de 14,25% em seus salários.
Organizado pelo SINTEGO (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás), os aposentados/as da base sindical advindos de vários municípios do interior de Goiás representando suas respectivas regionais, se concentraram na Praça Cívica às 10 horas da manhã e caminharam até o Palácio das Esmeraldas para cobrar do Governo Estadual o fim da taxação indevida.
Os manifestantes se posicionaram em frente ao Palácio onde os representantes regionais tiveram seu momento de fala para expor a realidade enfrentada por eles.
Atualmente, quem recebe acima de 3 mil reais já tem seu salário reduzido pela taxa abusiva, referente a alíquota previdenciária
Margareth Pinheiro, Secretária dos Aposentados da rede estadual e Municipal de Goiás, ressaltou a injustiça sofrida pela categoria e destacou os resultados que a luta diária da organização vem alcançado.
“Esse desconto abusivo de 14,25% nos proventos dos servidores inativos gera um sentimento de grande injustiça, pois contribuímos durante mais de 30 anos e depois de aposentados ainda temos que pagar pela aposentadoria dos demais servidores. Ainda assim, vale ressaltar que a primeira grande vitória veio em janeiro de 2022, quando aposentados/as que recebem até R$ 3 mil foram isentos/as da contribuição. Agora, resistimos para que essa isenção se estenda até o teto do INSS, garantindo justiça para todos/as.
O SINTEGO desde então vem lutando para que os aposentados/as da classe possam ter o rendimento dos seus ganhos na prática; garantindo saúde, moradia e lazer dignos.