Escrito por: Juliano Cavalcante
A manifestação reivindica a valorização de todos os trabalhadores da educação
O Sintego reuniu os profissionais que fazem a educação no estado de Goiás em grande ato na capital federal, na última quarta-feira, 06.
A mobilização de caráter nacional, levou trabalhadores/as Administrativos/as goianos/as e também de todo o país em defesa do Piso Salarial e pela valorização de todos/as os/as Trabalhadores/as da Educação em frente ao Ministério da Educação.
Presidenta do Sintego e Deputada Estadual, Bia de Lima, juntamente com a CNTE e Administrativos/as, foi recebida pelo Ministério representado pelo Secretário de Articulação Gregório Durlo e o Secretário Executivo Rodolfo de Carvalho.
Na oportunidade, as preocupações no que diz respeito ao Piso foram amplamente debatidas para que a tão almejada valorização seja realidade.
Como encaminhamento da reunião será estabelecido um grupo de estudo com representantes da categoria juntamente com o MEC. Este grupo terá a portaria publicada ainda neste mês de agosto e realizará todos os estudos para viabilizar o Piso Nacional dos/as Trabalhadores/as da Educação.
Secretária Executiva do CNTE e Tesoureira do Sintego, Ieda Leal destacou a importância dos trabalhadores/as se unirem para que se mantenha uma organização coletiva eficaz a fim de conquistar os direitos da classe.
"Eu tenho total compreensão do quanto é necessário a união de nós trabalhadores/as da educação, em especial os/as Administrativos/as das nossas escolas e de todos os espaços educacionais pra defender a valorização profissional. É fundamental que o/a trabalhador/a seja respeitado/a, pois ele/a se soma ao trabalho dos professores por meio da colaboração para o desenvolvimento nacional através de uma educação pública de qualidade. A CNTE acerta quando convoca o Brasil para dizer ao MEC que os governos federal, estadual e municipal devem aos/as trabalhadores/as da área a sua valorização através de um plano de carreira justo e um piso salarial nacional" diz.