Escrito por: Juliano Cavalcante

SINDSAUDE realiza ato em defesa dos ACSs

A pauta de luta junto aos profissionais foi pela sua isonomia e uma gratificação justa.

Foto: SINDSAUDE

Nesta sexta-feira, 05 de agosto, foi realizada uma mobilização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), em frente à Cidade Administrativa de Aparecida de Goiânia. O SINDSAUDE e o SINDACSE estiveram a frente do ato que busca mais valorização e dignidade aos trabalhadores/as.

Os agentes possuem papel histórico fundamental na consolidação do SUS, através da sua inserção no sistema junto ao Programa Saúde da Família que prioriza melhorias nas Políticas de Atenção à Saúde.  

Desde então, esses profissionais que vivem diariamente e sentem na pele as dificuldades enfrentadas pelas comunidades, principalmente no acesso aos cuidados básicos; lutam pelo reconhecimento do seu trabalho. A falta de um piso salarial digno, de responsabilidade dos contribuintes, carência em cursos de formação continuada e permanente, e o descumprimento de diretrizes para um plano de carreira; colocam os ACSs marginalizados aos olhos do poder público. Por isso, cabe aos coletivos organizados lutarem por um interesse único.

No momento, a isonomia, o pagamento das progressões atrasadas de todos os cargos que atuam na área de saúde da cidade, e o comprometimento da prefeitura com o trabalho de todos os agentes é prioridade. Foi criada uma comissão para dialogar com o setor administrativo, enquanto as unidades seguem sem atendimento dos profissionais.  

Ao final da manifestação, o grupo se dirigiu até a Secretaria de Saúde do município para cobrar posicionamento do Superintendente de Gestão e Planejamento, Carlos Itacaramby, a respeito das reivindicações.