Escrito por: Redação CUT-GO

Sindsaúde-GO lança campanha contra assédio no ambiente de trabalho

Campanha foi lançada em seminário realizado na sede do Adufg-Sindicato, em Goiânia, para mostrar formas de combate às práticas nos espaços de trabalho

Adufg-Sindicato

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde-GO) realizou o lançamento da campanha “Dignidade para todos. Assédio jamais” na tarde desta quarta-feira (6), no auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), no Setor Vila Nova, em Goiânia.

O objetivo do encontro, que contou com a realização de um seminário, é debater formas de combate ao assédio dentro do ambiente de trabalho. Na ocasião, o presidente da CUT-GO, Flávio Silva, destacou a importância de se fazer avaliações para identificar a prática. "Reclamações sobre assédio são bastante frequentes e isso mostra que é importante debater esse assunto de forma permanente", afirmou.

Compuseram a mesa de trabalho a presidente do Sindsaúde-GO, Néia Vieira; a diretora de Saúde do Trabalhador da entidade, Marlene França; o presidente da Associação Brasileira de Médicas e Médicos pela Democracia (ABMMD), Antônio Alves; o coordenador do Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, Democracia e Soberania, João Pires Júnior; dentre outros representantes do movimento sindical.

Durante o lançamento da campanha, foram distribuídas cartilhas de prevenção ao assédio no trabalho. O documento define e tipifica diversos tipos de assédio (como assédio sexual, eleitoral e moral), fala sobre formas de prevenção e aponta caminhos para a denúncia.

Casos de denúncia no ambiente de trabalho podem ser denunciados à CUT-GO e ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Nos casos de profissionais do SUS, podem ser denunciado ao Sindsaúde-GO, ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás e Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, além dos demais já citados.

*Com informações Adufg-Sindicato