Escrito por: Redação CUT-GO
Ato em Brasília tem como objetivo cobrar a aplicação imediata do piso salarial nacional da categoria
O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde-GO) e o Sindicato dos Enfermeiros de Goiás (Sieg) participaram nesta quarta-feira (28) da mobilização nacional pela aplicação imediata do piso salarial nacional da enfermagem, em Brasília.
Profissionais da categoria se manifestam contra os impasses legislativos e jurídicos condicionados ao julgamento do piso salarial pelo Supremo Tribunal Federal (STF), tendo em vista que as leis que determinam o pagamento do piso e o subsídio dos recursos pela União já foram aprovadas.
Isso porque, apesar da aprovação da Lei 14.434/22, que estabeleceu os valores do piso salarial aos profissionais da enfermagem, ainda não há consenso entre os ministros do STF, que analisam a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, sobre como deverá ser aplicado o piso da categoria. Sem decisão, o pagamento segue sendo protelado.
"A manifestação, com a presença da enfermagem de todo o país, mostra a nossa força de mobilização em prol de uma categoria imprescindível para a área da saúde. Continuaremos lutando para que a Lei seja aplicada nos Estados e municípios para que o piso salarial dos trabalhadores da enfermagem seja devidamente pago", afirma o vice-presidente do Sindsaúde-GO, Aliandro Paulo.
*Informações Sindsaúde-GO