Escrito por: Juliano Cavalcante

Sindicatos organizam palestra para debater a PEC 38 com Vladimir Nepomuceno.

A atividade terá a participação de líderes sindicais e servidores/as públicos do estado, que terão a oportunidade de debater a Reforma Administrativa com Vladimir Nepomuceno, figura histórica do meio sindical.

A CUT Goiás junto com o Fórum Goiano em Defesa dos Direitos, da Democracia e da Soberania, apoia a palestra "Reforma Administrativa: a destruição dos serviços públicos", organizada em parceria com os sindicatos Adufg-Sindicato, Sint-IFESGO, SindMPU, Sinjufego, Sintfesp-Go/To, Sintfesc e Sindsaúde-GO.

A atividade, realizada na sede do Adufg-Sindicato (9ª Avenida, nº 193, Setor Leste Vila Nova) às 14h30, contará com a participação de Vladimir Nepomuceno, assessor e consultor de entidades sindicais, que irá debater os impactos da PEC 38/2025, conhecida como Reforma Administrativa, nos serviços públicos. 

Dentre os tópicos da PEC, será abordado por Vladimir os efeitos da proposta sobre as carreiras públicas, a estabilidade e o papel social do Estado, destacando o avanço da lógica privatista e o enfraquecimento das políticas públicas.

A proposta que já está em tramitação no Congresso Nacional, foi produzida por um grupo de deputados ligados ao empresariado, sob a encomenda do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), sendo ela uma repaginação da PEC 32/2020, do governo Bolsonaro. 

Entre os retrocessos, a PEC 38 centraliza decisões em Brasília, retira a autonomia de estados e municípios, permite perseguição política e corte de cargos por decreto, fragiliza carreiras e estabilidade, incentiva terceirizações e reduz concursos públicos. Além de ameaçar a Previdência dos servidores, com a possibilidade de extinção gradual do Regime Próprio (RPPS) e quebra da paridade entre ativos e aposentados. 

Sobre o palestrante

Vladimir Nepomuceno é especialista em Processo Legislativo pelo Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) da Câmara dos Deputados e sócio-diretor da VN1 Assessoria e Consultoria Ltda. Servidor público federal aposentado, atuou como dirigente sindical, diretor do DIEESE/DF e do DIAP, além de ter sido Diretor de Relações do Trabalho no Ministério do Planejamento, onde integrou a equipe de negociação com entidades representativas de servidores.

*Com informações do ADUFG-Sindicato*