Escrito por: Redação CUT-GO

Sindicatos filiados participam da 10ª Conferência Estadual de Saúde de Goiás

Etapa estadual antecede a Conferência Nacional, que será realizada entre 2 e 5 de julho de 2023

Iron Braz/SES-GO

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde-GO), Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência de Goiás e Tocantins (Sintfesp-GO/TO) e o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal de Goiás (Sintsep-GO) participam da 10ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorre entre os dias 29 e 31 de maio, no auditório da Superintendência da Escola de Saúde, na Vila Legionários, em Goiânia.

A etapa estadual sucede as discussões feitas nas conferências municipais e regionais de saúde. Em Goiás, os eventos contaram com a participação de quase 1,4 mil pessoas, entre profissionais, usuários, prestadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) de 226 municípios para debater as políticas de saúde pública no estado e em todo o Brasil.

Durante os três dias de programação, os/as presentes participam de debates e trabalhos em grupos, além da eleição de 96 delegados e delegadas de Goiás que serão levados à 17ª Conferência Nacional de Saúde. Os/as eleitos/as serão responsáveis por apresentar as propostas levantadas e aprovadas na etapa estadual.

Realizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) junto com o Ministério da Saúde, o tema da etapa nacional é "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia", a ser realizada entre 2 e 5 julho, e visa garantir a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

A Conferência Nacional ocorre a cada quatro anos, e se estabelece como um espaço de diálogo e debate entre o governo e a sociedade civil, buscando a construção de políticas públicas efetivas do SUS tanto para os profissionais e prestadores de serviços da saúde, quanto para os usuários.