Escrito por: Gabriella Braga

Região Metropolitana de Goiânia terá transporte público gratuito neste domingo

CMTC informou que as catracas serão liberadas em todas as viagens, das 4h às 23h. Medida beneficia moradores da capital e de 18 municípios da Região Metropolitana

MP-GO

O transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia será gratuito neste domingo (30), anunciou a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). A decisão atende recomendação do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) para garantir que eleitores e eleitoras possam comparecer ao local de votação neste segundo turno das eleições e garantir o direito ao voto.

A companhia informou que as catracas serão liberadas em todas as viagens, das 4h às 23h, e a escala de ônibus será a mesma usada no domingo. Outros 33 veículos serão reservados para caso a demanda seja maior que a prevista. No primeiro turno das eleições, cerca de 87 mil pessoas utilizaram o transporte público. O número, no entanto, não representa um aumento expressivo, já que normalmente 64 mil passageiros utilizam os ônibus aos domingos.

Além de Goiânia, a medida abrange 18 municípios da Região Metropolitana: Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis e Trindade.

Todas as outras 26 capitais brasileiras irão contar com a gratuidade no transporte coletivo neste domingo. A medida ocorre após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que garantiu a legalidade do passe livre no dia da eleição.

A gratuidade busca beneficiar eleitores e eleitoras que não possuem condições financeiras para arcar com a despesa da passagem e, desta forma, reduzir o índice de abstenções nas eleições. No primeiro turno, a taxa de abstenção em Goiás foi de 21,72%, ou seja, mais de 1 milhão deixaram de votar no dia 2 de outubro. Ao todo, Goiás soma 4,87 milhões de eleitores.