Pule, Brinque e Cuide: campanha nacional conta o apoio de grandes nomes da CUT
Lançamento da iniciativa de proteção a crianças e adolescentes em Goiás promovida pela diretora da CUT/GO, deputada Bia de Lima, e o Bloco Não é Não, contou com a presença da ex-presidenta da CUT Érika Kokay.
Publicado: 19 Fevereiro, 2025 - 14h12 | Última modificação: 19 Fevereiro, 2025 - 14h38
Escrito por: Renato Costa
O lançamento da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes no Carnaval, promovido pela deputada estadual Bia de Lima e pelo Bloco Não é Não, aconteceu na tarde da última segunda-feira, 17 de fevereiro, na Assembleia Legislativa de Goiás.
Intitulada Pule, Brinque e Cuide - Unidos pela Proteção de Crianças e Adolescentes, a campanha é uma iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, da Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda).
O evento contou com a presença das deputadas federais Adriana Accorsi (PT/GO) e Erika Kokay (PT/DF), os vereadores Fabrício Rosa (PT/GO) e Aava Santiago (PSDB/GO), os representantes do Conselho de Participação dos Adolescentes (CPA), André Luiz e Ana Júlia dos Santos, o professor e psicólogo Joseleno Santos, o representante do juizado da infância e da adolescência, entre outras referências no cuidado desses cidadãos portadoras de direitos, vulnerabilizados e vulnerabilizadas por sua condição etária.
As manifestações durante o evento de lançamento da campanha reforçaram a necessidade de se cuidar das crianças e adolescente, sobretudo no período de festas, quando o risco à integridade física e psicológica deles é intensificada pela negligência, má conduta ou cometimento de crimes relacionadas ao consumo abusivo de drogas, à violência sexual e à violência doméstica.
A principal função da campanha é informar a população da necessidade de denúncia através do Disque 100, por ocasião de se testemunhar qualquer ocorrência que viole os direitos das crianças e dos adolescentes. O atendimento funciona 24 horas por dia, é gratuito e a denúncia é anônima.
Os objetivos mais abrangentes da campanha são a garantia da proteção integral desses sujeitos de direito, a promoção da cultura do respeito, o fortalecimento da prevenção e da fiscalização por meio dos canais de denúncia durante o período de festas. Em especial, busca-se prevenir o uso de álcool, tabaco e outras drogas entre menores de idade e sensibilizar pais e responsáveis sobre os cuidados essenciais durante o carnaval.