Primeiro professor indígena da UFG é empossado e ingressa no Núcleo Takinahaky
Adufg-Sindicato esteve presente na solenidade de posse do professor Gilson Ipaxi'awyga Tapirapé, nesta segunda-feira (13)
Publicado: 14 Fevereiro, 2023 - 10h57 | Última modificação: 14 Fevereiro, 2023 - 11h26
Escrito por: Redação CUT-GO
O primeiro professor indígena da Universidade Federal de Goiás (UFG), Gilson Ipaxi'awyga Tapirapé, tomou posse na tarde desta segunda-feira (13), no Núcleo Takinahaky de Formação Superior Indígena, câmpus Samambaia, em Goiânia. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), entidade filiada à CUT-GO, esteve presente na solenidade.
Luciene de Oliveira Dias, 1º vice-presidenta do sindicato, ressaltou a importância do momento para a universidade. "A posse do professor Gilson mostra que podemos ressignificar o espaço da universidade, entender esse espaço como um lugar inclusivo e de todas as pessoas. Trata-se de uma grande conquista, que já dura há séculos e nos faz pensar a população indígena como integrante da população nacional nos espaços de cidadania. O professor tem muito a nos ensinar e, sem dúvidas, a universidade só ganha com a contratação", disse.
Emocionado, Gilson celebrou o feito de ser o primeiro indígena docente da UFG. "Este momento nos faz refletir sobre territorialidade e ancestralidade. A língua e a cultura indígena têm a sua potência, que hoje gera fortalecimento. Neste sentido, gostaria de agradecer o Núcleo Takinahaky por ser um espaço de construção de novas perspectivas para visibilizar a vitalidade das culturas e línguas indígenas", destacou.
O professor assume agora a disciplina de Ciência e Saberes no Núcleo Takinahaky, onde estudam mais de 300 indígenas de cerca de 30 povos diferentes.
*Informações Adufg-Sindicato