MENU

Presidenta Bia de Lima participa de assembleia do Sintsep contra extinção da Funasa

Publicado: 23 Janeiro, 2023 - 22h01 | Última modificação: 24 Janeiro, 2023 - 11h49

Escrito por: Gabriella Braga

CUT-GO
notice

A presidenta da CUT Goiás e deputada estadual, Bia de Lima, esteve na manhã desta segunda-feira (23) na assembleia contra a extinção da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na sede da autarquia, em Goiânia.

A Medida Provisória (MP) 1.156/2023, que extingue a Funasa, foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda no primeiro dia de governo, e pegou de surpresa os/as servidores do órgão. Desde então, o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal de Goiás (Sintsep-GO), entidade filiada à CUT-GO, tem cobrado uma resposta do governo federal.

A MP passa a valer no dia 24 de janeiro, mas as entidades sindicais e trabalhadores/as já se mobilizam para evitar a extinção efetiva da Funasa. A expectativa é que, após a intensa mobilização, o governo reveja a decisão e invista na reestruturação do órgão e no diálogo com a categoria.



Ainda no dia 13 de janeiro, trabalhadores/as lotados/as na Funasa em Goiás se reuniram em assembleia convocada pelo Sintsep-GO e decidiram, por unanimidade, que vão resistir à extinção do órgão e cobrar o diálogo com o governo, sob o mote "Reestruturação sim, extinção não!".

Nesta segunda-feira, a presidenta Bia de Lima reforçou que, além da CUT-GO, estará atuando como deputada estadual para buscar medidas efetivas a favor dos/as servidores/as. "Tanto o Sintsep, quanto a CUT, quanto o parlamento goiano, vão estar buscando as saídas para solucionar o problema e valorizar vocês pela história, pelo trabalho, pela dedicação e pelo compromisso com a saúde", disse.