Escrito por: Redação CUT-GO

Presidenta Bia de Lima parabeniza servidoras e servidores públicos

Precarização e desmonte do serviço público prejudica a população brasileira

CUT-GO

28 de outubro, Dia da Servidora e do Servidor Público. Antes de parabenizar esta categoria de trabalhadores e trabalhadoras, queremos relembrar o desmonte e a precarização do serviço público, que colocam em risco o futuro do Brasil.

O avanço da reforma Administrativa, a falta de concursos públicos, o aumento da privatização e terceirização, os anos sem reajuste salarial, a retirada de direitos causada pela reforma da Previdência: são inúmeros os ataques aos/às servidores e servidoras públicos/as das mais diversas áreas.

O serviço público é essencial para o funcionamento da sociedade e da democracia brasileira. Mas, no intuito de aparelhar os órgãos públicos, representantes políticos seguem buscando desvalorizar e desmantelar o funcionalismo público.

Durante o desgoverno de Jair Bolsonaro, servidores e servidoras tiveram grande perda salarial, perdendo poder de compra. Já o ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou funcionários públicos de "parasitas", enquanto defendia a aprovação da reforma Administrativa, que pretende acabar com a estabilidade e entregar os serviços públicos na mão da iniciativa privada.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) segue na luta diária para que o serviço público seja respeitado e que os/as profissionais sejam valorizados, com plano de carreira, estabilidade, progressão, e a manutenção de todos os direitos que já foram conquistados.

Por fim, queremos agradecer a todas servidoras e servidores públicos pelo trabalho prestado à população brasileira. Vocês são essenciais à democracia! Seguiremos na luta!

Presidenta da CUT-GO, Bia de Lima, parabeniza profissionais do serviço público