PL que taxa em 30% os dependentes do IPASGO é aprovada na ALEGO
A CUT Goiás repudia a aprovação de mais um projeto do Governo Ronaldo Caiado que colabora para o desmonte do plano de saúde, deixando cerca de 600.000 trabalhadores/as desamparados.
Publicado: 11 Dezembro, 2025 - 09h13
Escrito por: Juliano Cavalcante
A CUT Goiás, junto com o SINTEGO, SINDSAÚDE e o Fórum em Defesa dos Servidores Públicos, acompanhou a votação do Projeto de Lei (PL) nº 30892/25, de autoria do Governo Estadual, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (ALEGO).
Aprovado em Plenário nesta quarta-feira, 10 de dezembro de 2025, o PL prevê a taxação de 30% sobre os dependentes de servidores/as do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (IPASGO), antes isentos do plano de saúde. O projeto foi apresentado sem diálogo com o Conselho Deliberativo do órgão e com as entidades representativas dos/as trabalhadores/as.
A medida promove o desmonte do plano de saúde ao aumentar o custo mensal para os/as beneficiários/as, que agora terão de arcar com valores referentes aos/às agregados/as, dividindo famílias e deixando cerca de 600 mil trabalhadores/as desamparados/as.
Aprovado por 25 votos a 7, o PL nº 30892/25 representa uma derrota para a população ao ferir um direito social básico e fundamental: o acesso à saúde.
A Central Única dos Trabalhadores de Goiás cumprirá seu papel de denunciar os deputados estaduais que votaram contra o povo. Seguiremos combativos/as contra a destruição de direitos sociais e em defesa da classe trabalhadora.
Deputados/as que votaram a favor dos 30%, contra todos/as servidores/as:
Amauri Ribeiro - UB
Amilton Filho - MDB
Anderson Teodoro - AVANTE
André do Premium - AVANTE
Bruno Peixoto - UB
Cairo Salim - PSD
Charles Bento - MDB
Coronel Adailton - SD
Cristiano Galindo - SD
Dr Zeli - UB
Henrique César - PODE
Issy Quinan - MDB
Jamil Calife - PP
Júlio Pina - SD
Lincoln Tejota - UB
Lineu Olímpio - MDB
Lucas Calil - MDB
Ricardo Quirino - REP
Rosângela Rezende - AGIR
Rubens Marques - UB
Talles Barreto - UB
Verter Martins - UB
Virmondes Cruvinel - UB
Wagner Neto - SD
Wilde Cambão - PSD
Deputados/as que votaram contra os 30%, ao lado de cada servidor/a:
Bia de Lima - PT
Antônio Gomide - PT
Clécio Alves - REP
Delegado Eduardo Prado - PL
Gugu Nader - AVANTE
Major Araújo - PL
Mauro Rubem - PT