MENU

Pais de criança com câncer lutam por inclusão do direito de afastamento do trabalho na CLT

A lei brasileira não dá, até o momento, o direito de afastamento do trabalho por pais (ou responsáveis) de pacientes com doenças graves

Publicado: 21 Julho, 2014 - 08h31

Escrito por: Site Administradores.com

“A dor da minha filha não pode ser em vão. Pretendo levantar essa bandeira para que outros pais tenham esse direito, pois no momento que você mais precisa, tanto financeiramente quanto emocionalmente o governo não dá proteção", declarou João Eduardo Melo.
 
Os pais da garota Maria Luiza, de 4 anos, estão buscando na internet o apoio para divulgar a campanha Vem cuidar de mim, criada com o objetivo de incluir na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) o direito do afastamento do empregado em caso de doença grave de filhos ou de dependentes na família.
 
Maria Luiza é filha do casal Leila e João Eduardo Melo, moradores de João Pessoa (PB). Ao descobrir que a criança tem câncer na pelve, os pais reivindicaram a modificação da CLT, utilizando, entre outros fins, um abaixo-assinado que reúne, até o fechamento desta reportagem, cerca de 2 mil assinaturas, e tem por objetivo ser levado até o Congresso Nacional.
 
A lei brasileira não dá, até o momento, o direito de afastamento do trabalho por pais (ou responsáveis) de pacientes com doenças graves, como o câncer. A boa notícia é que está em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) nº 3011/2012, criado pelo deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), que visa modificar a CLT, a fim de permitir que funcionários possam se ausentar do trabalho em caso de doença grave de filho ou dependente.