Escrito por: Maísa Lima

Num cenário de desmonte de políticas públicas, cresce violência contra a mulher

Valorização do serviço público é fundamental para garantir acesso a atendimentos diversos

O programa Antena Ligada desta segunda-feira (17), levado ao ar pela Rádio Trabalhador - www.radiotrabalhador.com.br - de segunda a sexta-feira, das 10 às 11 horas, entrevistou as diretoras do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde no Estado de Goiás (Sindsaúde), Maria de Fátima Veloso Cunha e Irani Tranqueira. Elas abordaram a violência contra a mulher e o cenário de desmonte das políticas públicas, que tanto afeta os servidores quanto a população.

Fátima, que também é secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), falou sobre a Campanha Nacional por Concursos Públicos e Contra a Precarização do Trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). 

As sindicalistas destacaram que os governos, seja na alçada federal, estadual ou municipal, têm preferido destinar recursos para outros fins, em detrimento do investimento nas políticas públicas. "Num momento em que a violência contra as mulheres só cresce, assistimos ao retrocesso nestas políticas. É inaceitável", disseram.

Os ataques aos servidores estão cada vez mais virulentos e por isso mesmo reações vêm acontecendo em várias cidades brasileiras. Goiânia (GO), por exemplo, realiza nesta segunda (17), a partir das 14 horas, a Plenária do Servidor Público, envolvendo as três alçadas de poder. Na abertura - que acontecerá na sede da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG), 9ª Avenida, nº 193, Vila Nova - ato política em defesa dos serviços públicos, das estatais e dos trabalhadores e, em seguida, paletra com Rudnei Marques, auditor fiscal da Controladoria Geral da União (CGU).