Escrito por: Gabriella Braga
Participantes debateram e elaboraram propostas a serem encaminhadas ao Ministério da Educação (MEC). Consulta pública sobre o projeto termina nesta terça-feira (6)
O Novo Ensino Médio (NEM) foi pauta da audiência pública promovida pela presidenta da CUT-GO e deputada estadual, Bia de Lima, e pela deputada federal Adriana Accorsi. O debate ocorreu na tarde desta segunda-feira (5), na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Estudantes, professores/as e toda a comunidade escolar, junto com entidades representativas dos/as profissionais da educação, como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), estiveram presentes.
Na ocasião, foi discutido o projeto do NEM que reforma a estrutura curricular do ensino médio mas, por outro lado, prejudica tanto os/as estudantes quanto os/as profissionais da educação. Diante da insatisfação pública, o Ministério da Educação (MEC) abriu consulta pública para ouvir a sociedade.
"A tarefa não é só debater o Novo Ensino Médio, mas também ajudar o MEC a decidir o caminho a seguir", disse a presidenta Bia de Lima durante a audiência. A definição é de que o NEM deve ser revogado mas, para além disso, buscar soluções e caminhos que garantam um ensino médio de qualidade para todos e todas.
Por isso, durante o encontro, os/as participantes debateram e elaboraram inúmeras propostas que serão agrupadas em um documento a ser encaminhado ao MEC. Vale lembrar que a consulta pública permanece aberta até esta terça-feira (6). Veja as orientações da CNTE e participe.