Escrito por: Redação CUT-GO

Nota de repúdio: quem ataca o jornalismo, ataca a democracia

Vereador Kleybe Morais (MDB) ameaça o jornalista José Bonfim, da CBN Goiânia, durante sessão plenária da Câmara Municipal de Goiânia

CUT-GO

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (5) da Câmara Municipal de Goiânia, o vereador Kleybe Morais (MDB) discursou em tom de ameaça aos profissionais da imprensa, com ataques aos jornalista José Bonfim, da CBN Goiânia.

Por dois minutos, o parlamentar desrespeitou abertamente os jornalistas e ainda finalizou: "Entenda isso como uma ameaça". Como representante da população e figura pública, o vereador deveria saber que ele deve sim ser alvo do trabalho jornalístico quando necessário, outra vez que esse também é o dever da imprensa, de fiscalizar e denunciar o Poder Público.

Os ataques proferidos ao jornalismo e aos jornalistas são uma afronta à democracia. A liberdade de imprensa está garantida na Constituição Federal justamente para que, aqueles que se acham acima da lei, saibam que não são imunes.

Outrora, o vereador reforçou que se fosse "dono dessa Casa", não permitiria a entrada de alguns jornalistas, porque, segundo ele, "aqui não é lugar de bandido". Parece não entender que, assim como a Câmara é a casa do povo, o jornalismo é feito para o povo, e não deve servir para agradar políticos que deveriam estar a mando da população.

A CUT Goiás repudia qualquer ataque à liberdade de imprensa e a seus profissionais e reforça sua atuação em defesa de todos/as trabalhadores/as. Presta ainda solidariedade ao jornalista José Bonfim, atacado pessoalmente pelo vereador, e cobra para que medidas sejam tomadas para coibir esse tipo de atitude e que o responsável seja punido.

O Sindicato dos Jornalistas de Goiás (Sindjor-GO) e o Sindicato dos Trabalhadores em Comunicação de Goiás e Tocantins (Sindicom), filiados à CUT-GO, também emitiram nota de repúdio contra a situação protagonizada por Kleybe Morais e ressaltaram a importância do jornalismo ao Estado Democrático de Direito. 

Nota Sindjor

"O Sindicato dos Jornalistas de Goiás repudia as ameaças feitas pelo vereador Kleybe Morais (MDB), de Goiânia, aos jornalistas goianos.

Uma pessoa em posição pública deve saber aceitar críticas e respondê-las de forma democrática ou acionar a justiça, caso se sinta pessoalmente ofendido.

A ameaça é inaceitável e esperamos que o partido dele se posicione publicamente sobre as ameaças feitas. Não nos furtaremos em tomar todas as medidas judiciais necessárias para garantir o livre exercício do jornalismo e a integridade física dos jornalistas."

Nota Sindicom

"Hoje, 5 de outubro de 2022, data em que comemoramos os 34 anos da promulgação da nossa Constituição Cidadã, temos o desprazer de presenciar atos de desrespeito ao exercício da liberdade de expressão e comunicação.

Lamentável e vergonhoso o que ocorreu hoje, na Câmara Municipal de Goiânia, quando o vereador Kleybe Morais (MDB) afronta e agride verbalmente o profissional jornalista José Bonfim, da CBN Goiânia.

Esperamos que a Câmara Municipal de Goiânia e o MDB tomem as devidas providências imediatamente, pois não podemos permitir que a Constituição Federal seja rasgada por quem justamente jurou obediência."