Nota de apoio à deputada Bia de Lima
Publicado: 19 Novembro, 2025 - 12h33
Escrito por: Juliano Cavalcante
A CUT Goiás demonstra seu apoio a Deputada Estadual Bia de Lima em relação ao avanço do processo penal de violência política de gênero contra o Deputado Estadual Amauri Ribeiro (UB).
Em decisão recentemente divulgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), o deputado passa a condição de réu após o órgão reconhecer a existência de elementos suficientes para o prosseguimento do caso.
O processo destaca a importância da Lei 14.192/2021, que garante proteção a palavra da vítima e estabelece a responsabilização de agressores em casos de violência política contra mulheres.
Desde 2023, Bia vem sofrendo sucessíveis ataques antidemocráticos do parlamentar na tentativa de silenciá-la na Assembleia Legislativa de Goiás (ALEGO). Apesar dos inúmeros ataques, Bia, forjada na luta sindical, responde seus adversários políticos e ideológicos com muito trabalho e empenho na busca por justiça social – conquistando direitos fundamentais para mulheres, educadores/as e minorias.
A Central Única dos Trabalhadores repudia qualquer forma de violência, assédio ou intimidação contra as mulheres. Reafirmamos nosso compromisso com a democracia, igualdade de gênero e a valorização da participação feminina nos espaços políticos. A CUT Goiás segue ao lado de Bia apoiando sua atuação sindical e parlamentar em defesa das mulheres e de toda a classe trabalhadora.