MNU convoca manifestação em Goiânia
Ato Vidas Negras Importam será em frente ao Extra do Setor Oeste
Publicado: 18 Fevereiro, 2019 - 10h44
Escrito por: Maísa Lima
O Movimento Negro Unificado (MNU) convocou para quarta-feira (20), às 17 horas, uma manifestação em frente ao Hipermercado Extra, em Goiânia, situado no Setor Oeste, esquina das Avenidas D e Portugal. O ato – Vidas Negras Importam! - é uma resposta ao assassinato de Pedro Gonzaga, 19, pelo segurança Davi Ricardo Moreira Amancio, na unidade do Extra da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
O jovem negro foi estrangulado até a morte por Davi diante das câmeras de segurança. “Estão matando a nossa juventude negra. Precisamos denunciar a política de morte da qual não apenas o Estado, mas também a sociedade e as empresas vêm sendo cúmplices. Não seremos a carne mais barata do mercado”, declarou a coordenadora nacional do MNU e vice-presidenta da Central Única dos Trabalhadores em Goiás (CUT Goiás), Iêda Leal.
Conforme a revista Carta Capital, o segurança sequer estava apto para o cargo, tendo em vista sua anterior condenação transitada em julgado. "A rede de supermercados Extra, pertencente ao grupo Pão de Açúcar, bem como a empresa de segurança terceirizada Groupe Protection falharam em todos os níveis no treinamento e contratação, sendo diretamente responsáveis pelo acontecimento", publicou.
O excesso de força e as medidas segurança pública vêm provocando a morte de um jovem negro e a cada 23 minutos no Brasil e apenas 4% dos homicídios são elucidados. Isso tem que parar!