Manifestantes pela democracia respondem terrorismo em Brasília: "Sem anistia"
Goiânia, Goiás e Jataí são palcos de manifestações em defesa da democracia. Agenda nacional ocorre após bolsonaristas invadirem e depredarem sedes dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8)
Publicado: 10 Janeiro, 2023 - 11h02 | Última modificação: 10 Janeiro, 2023 - 15h17
Escrito por: Gabriella Braga
Manifestantes em defesa da democracia encheram as ruas de todo o Brasil nesta segunda-feira (9), em resposta aos ataques terroristas ocorridos nos prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, em Brasília, no último domingo (8).
Goiânia, Goiás e Jataí participaram da mobilização nacional contra o terrorismo. Na capital goiana, o ato, que teve início às 18h, na Praça Universitária, reuniu movimentos sindicais, sociais, populares, estudantis, partidos políticos e torcidas orgnizadas, milhares de pessoas em um só coro: "sem anistia e sem perdão."
"O que aconteceu nesse domingo precisa ter punição. A vitória da democracia precisa ser garantida com nossos braços, corpos e nossa inteligência. Goiás se soma a todos os Estados nesse movimento democrático pra dizer: não ao fascismo, basta de feminicídio, chega de racistas. Vamos combater nas redes e nas ruas", disse Iêda Leal, secretária de Comunicação da CUT-GO.
A fala foi reforçada pelo secretário de Administração e Finanças da CUT-GO, Napoleão da Costa. "A CUT Goiás está com a classe trabalhadora na defesa da democracia, da soberania nacional e dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras. Não aceitaremos o golpe dos bolsonaristas terroristas. Anistia pra eles jamais."
Após a fala de representantes das entidades, manifestantes seguiram em passeata pela Avenida Anhanguera até a Praça do Bandeirante, com cartazes exigindo o respeito ao voto popular e à eleição legítima do presidente Lula (PT).
Em Jataí, militantes pela democracia se concentraram na Praça Tenente Diomar Menezes, também às 18h. Já na Cidade de Goiás, o ato teve início às 19h, no câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG).