MENU

Manifestação contra a PEC da Blindagem e PL da Anistia movimenta a comunidade goiana

Os atos nacionais do dia 21 de setembro contra os desmontes do Congresso reuniu toda a classe progressista nas ruas de várias cidades do país.

Publicado: 26 Setembro, 2025 - 14h06 | Última modificação: 30 Setembro, 2025 - 10h05

Escrito por: Juliano Cavalcante

notice

O último domingo, 21 de setembro, ficou marcado na história como mais um ato de resistência do povo brasileiro contra os desmontes da milícia impregnada no Congresso Federal.  Em Goiânia, a manifestação contra a PEC da Blindagem e PL da Anistia reuniu cerca de 30 mil pessoas que cantaram em uma só voz os cânticos: “Não é mole não, a PEC da Blindagem só é boa para ladrão!”; e o clássico: “Sem Anistia!”.

A CUT Goiás, junto com sindicatos, outras centrais, movimentos populares e sociedade em geral, marcou presença nas ruas da capital goiana. A mobilização se concentrou na Praça Universitária, onde foi realizada a fala de vários líderes e membros sindicais, além de parlamentares da ala progressista. Artistas regionais também subiram ao trio para cantar junto a população músicas históricas que marcam a luta do trabalhador/a deste país.

Flávio Alves, presidente da CUT Goiás, destacou em seu discurso o impacto que os atos ao redor do Brasil terão em Brasília.

“Esse movimento que está acontecendo no país está assustando a direita. Porque quando o povo está na rua, a democracia continua. Nós somos um país do trabalhador/a”, aclama.

Vitória da classe popular

A Proposta de Emenda Constitucional nº 3/21, ou, PEC da blindagem/bandidagem, foi reprovada em votação no Senado nesta quarta-feira, 24 de setembro. Esse resultado só foi possível através do grito do povo e das ruas lotadas por manifestantes.

Tal medida que iria proteger ladrões, milicianos e golpistas travestidos de políticos em qualquer ação penal cometida ou com predisposições a cometer, foi enterrada após 353 deputados terem votado a favor. 

Esse e qualquer outro atentado à constituição na tentativa de retroceder a república deve ser barrado pelos brasileiros. O futuro da nação segue em jogo, a direita não irá afrouxar e cabe a toda classe progressista dar o basta.

A CUT Goiás seguirá firme na luta para que golpistas condenados cumpram suas penas e que projetos de lei que atacam a honra do trabalhador/a sejam negados. Estaremos juntos em defesa dos direitos da população!