• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Livro de poemas de Edson Cardoso será lançado em Salvador

O poeta é militante do Movimento Negro desde os anos 1970

Publicado: 22 Julho, 2016 - 14h01

Escrito por: Divulgação

Militante do Movimento Negro desde os anos 1970, o jornalista e mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) Edson Cardoso lançará o livro de poemas Gravatá da Fonte na Casa de Angola, em Salvador (BA), no dia 29 de julho.
 
Em Gravatá da Fonte, Edson percorre a infância no Recôncavo baiano, revisita dores e perplexidades de uma juventude enlutada e desarvorada, que encontra abrigo no engajamento político e na afirmação da identidade.
 
Embora sua poesia traga registro preciso de fatos e acontecimentos, evocações de afetos e lugares, vários poemas rompem com os encadeamentos lógicos e recuperam uma atmosfera de sonho, de mistura surreal de paisagens e personagens, vivos e mortos. 
 
Radicado há 36 anos em Brasília (DF), a cidade em torno da qual a imaginação do poeta gravita é, no entanto, Salvador. Muitos poemas de Gravatá da Fonte circulam pelo centro antigo, entre “velhas, doidos e meninos”, símbolos da permanência e do retorno na poesia de Edson Cardoso.
 
Casa de Angola
Não por acaso, o lançamento acontece na Casa de Angola na Bahia, centro cultural sediado no antigo Solar do Gravatá, uma construção da primeira metade do século XVIII, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1974 e localizada no Centro Histórico de Salvador (Baixa dos Sapateiros).  O sítio urbano onde está situado o Solar foi também palco de boa parte das vivências que inspiram Gravatá da Fonte 
carregando