Escrito por: Maísa Lima
Evento é promovido pela ECO-CUT e acontece nesta terça e quarta-feira (4 e 5)
Análise do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostra que em relação à demanda por trabalho dos jovens pesa o menor custo da mão de obra, o menor grau de organização e seu baixo poder de reivindicação.
“Junte-se a isso o fato de que as transformações de ordem tecnológica e da conjuntura, na medida em que podem ampliar ou reduzir o peso das ocupações não formalizadas, podem também ampliar ou reduzir a demanda pelo trabalho dos jovens”, assinala Maria Cristina Rodrigues Evangelista, coordenadora Pedagógica da Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT Apolônio de Carvalho (ECO-CUT) e secretária de Formação da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT-GO).
Cristina estará na abertura política do Seminário Regional de Juventude das CUTs de Goiás e Tocantins, que acontecerá pela Plataforma Zoom nestas terça e quarta-feira (4 e 5 de maio).
Além dela já confirmaram participação a secretária nacional de Juventude da CUT Brasil, Cristiana Paiva; Francisca Rocha, secretária de Formação da CUT-TO e Coordenadora Adjunta ECO-CUT; e os secretários de Juventude das CUTs GO e TO, respectivamente Uéber Barbosa e Rose Marques.
"Os debates devem girar em torno do tema Juventude e Mundo do Trabalho e ao final serão feitos os ajustes e as pactuações ao planejamento para reafirmar as ações, prazos e compromissos com o planejamento coletivo da Juventude CUTista", complementa César Azevedo, o Cesinha, educador da ECO-CUT.