MENU

IX ConSindsaúde promove debates sobre valorização do profissional da saúde

Congresso ocorreu entre os dias 7 e 10 de setembro, na sede do sindicato, em Goiânia, e contou com trabalhadores/as de diversos municípios goianos

Publicado: 12 Setembro, 2022 - 14h30

Escrito por: Redação CUT-GO

SINDSAÚDE
notice

O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde-GO) promoveu o IX ConSindsaúde entre os dias 7 e 10 de setembro, na sede do sindicato, no Jardim Santo Antônio, em Goiânia. Já no último dia de congresso, a entidade comemorou seu aniversário de 33 anos de atuação em defesa dos direitos dos/as profissionais do SUS.

Com o tema "Consciência e Coragem para Lutar", trabalhadores/as de diversos municípios goianos participaram, durante os quatro dias de formação sindical, de debates sobre a valorização do/a profissional da saúde, a carreira única no SUS, o financiamento do SUS e a viabilidade de um sistema de saúde público e universal.

Houveram ainda rodas de conversa sobre a implementação do piso salarial da enfermagem, do piso dos agentes comunitários de saúde (ACS) e de combate às endemias (ACE), e sobre o controle social como mecanismo de sustentação do SUS, e oficinas com foco no fortalecimento da organização política de base.

Estiveram presentes nos debates o diretor técnico do Dieese, Fausto Júnior; a diretora da CUT Nacional, Célia Regina; a supervisora técnica do Dieese da Regional Goiás, Leila Brito; o ex-diretor da CNTSS/CUT e do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Júnior, e a doutora em Saúde Pública e docente da Fiocruz, Maria do Socorro.

"É tempo de nos organizarmos e nos fortalecermos cada vez mais. Precisamos investir na nossa formação e nas informações que nos qualificam e nos fazem ser capazes de nos organizarmos contra os que ainda querem nos explorar e desvalorizar! É tempo de acreditar e de ter fé nas nossas ações e na nossa capacidade de, coletivamente, criarmos um futuro onde sejamos reconhecidos e valorizados. É tempo de ter consciência e coragem de lutar!", ressaltou a presidente em exercício do Sindsaúde-GO, Néia Vieira.

*Com informações do Sindsaúde-GO