• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Iêda e Roseane se encontram com Angela Davis

Norte-americana é referência mundial no enfrentamento antirracista e do pensamento crítico feminista na atualidade

Publicado: 27 Julho, 2017 - 10h39

Escrito por: Maisa Lima, assessora de Comunicação da CUT Goiás

notice
Na terça-feira (25), Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha e também Dia de Tereza de Benguela, duas diretoras da Central Única dos Trabalhadores no Estado de Goiás (CUT Goiás) – Iêda Leal e Roseane Ramos – se encontraram em Salvador (BA), com a filósofa e ativista norte-americana, Angela Davis.
 
Referência mundial no enfrentamento ao racismo, a filósofa socialista estado-unidense Angela Davis alcançou notoriedade mundial na década de 1970 como integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos, dos Panteras Negras e por sua militância pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial naquele país.
 
Angela veio ao Brasil a convite da Universidade Federal de Bahia (UFBA), onde ministrou a palestra Atravessando o tempo e construindo o futuro da luta contra o racismo, que integrou a programação Julho das Pretas, agenda unificada de ações do movimento de mulheres negras na Bahia e em diversos outros Estados, em comemoração ao mês da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha. 
 
Iêda, que é militante do Movimento Negro Unificado e secretária de Combate ao Racismo da Confederação nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), além de vice-presidenta da CUT Goiás e tesoureira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) e Roseane, que responde pela mesma pasta na CUT Goiás, estiveram com Angela e puderam compartilhar a luta pela sobrevivência das mulheres negras em Goiás, no Brasil e no mundo. 
 
“A nossa organização e articulação é fundamental para o enfrentamento do racismo, machismo e sexismo estrutural deste País. Estamos prontas! Estamos mobilizadas e buscaremos cada dia incomodar mais. Nossos passos vêm de longe, continuaremos em luta por todas nós!”, declararam as sindicalistas da CUT.
carregando