Governo Federal anuncia MP que garante reajuste do piso salarial do magistério
A Medida Provisória foi anunciada no dia 21 de janeiro, seis dias após o encontro da presidenta do SINTEGO, Bia de Lima, com o Ministro da Educação, Camilo Santana, no Congresso da CNTE.
Publicado: 27 Janeiro, 2026 - 11h15 | Última modificação: 27 Janeiro, 2026 - 11h23
Escrito por: Juliano Cavalcante
O Governo Federal anunciou na última quarta-feira, 21 de janeiro, a Medida Provisória que estabelece o novo percentual de reajuste do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério bem como o seu cálculo. O índice definido foi de 5,4%, garantindo atualização do piso para os(as) profissionais da educação básica com o valor de R$5130,62.
Bia de Lima, presidenta do SINTEGO e deputada estadual, se encontrou com o Ministro da Educação, Camilo Santana, no dia 15 de janeiro em Brasília, durante o 35° Congresso da CNTE - e cobrou o novo percentual que de fato, valorizasse todos(as) os(as) professores e professoras. Valorização que vai da educação básica à superior.
O sindicato seguirá atento à aplicação do novo percentual no estado e municípios, cobrando que o reajuste seja implementado integralmente nas carreiras. Assim como também na busca pelo Piso Nacional dos(as) Administrativos(as) e o fim do desconto de 14,25% dos(as) aposentados(as).
35° Congresso da CNTE elege nova Direção Executiva
Dias antes do anúncio da nova MP, aconteceu o 35º Congresso da CNTE, entre os dias 15 e 18 de janeiro, em Brasília. Durante o evento, no dia 17 de janeiro, ocorreu a votação para a nova Direção Executiva e o Conselho Fiscal da maior confederação de educadores da América Latina.
A Chapa 10 – “Unidade para Lutar e Conquistar”, foi eleita com 93,76% dos votos, e estará a frente da CNTE no quadriênio 2026–2030. Com o resultado, Fátima Silva assume a presidência, sendo a segunda mulher a presidir a CNTE em toda a história da entidade, após Juçara Dutra Vieira (2002–2008).
Iêda Leal, Tesoureira do SINTEGO, compõe a chapa eleita e será a nova Secretária Nacional de Imprensa e Comunicação da CNTE.
“A CNTE está pronta para fazer um trabalho de continuidade das pautas de luta por uma educação pública de qualidade, democrática, com sustentabilidade, e antiracista em todos os estados. Viva a nossa educação que tem coragem de lutar por todas e todos”, afirma Iêda Leal.
*Com informações do SINTEGO e CNTE*