Escrito por: Maísa Lima
Estudantes chamaram o ato e a população cerra fileiras em defesa da Educação e contra Reforma da Previdência
Depois de multidões terem ocupado ruas e praças de mais de 200 cidades brasileiras no último dia 15 de maio contra os cortes orçamentários nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e a Reforma da Previdência, nesta quinta-feira (30) haverá novas manifestações em todo o País, reforçando o protesto. Os atos foram convocados pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e encampados pela sociedade civil organizada, a exemplo das centrais sindicais.
Reitores de unidades federais de ensino de todo o Brasil já avisaram que se os cortes forem mantidos, o funcionamento será suspenso por falta de dinheiro em meados de agosto deste ano, paralisando as aulas, pesquisas e projetos.
Por outro lado, contrariando o discurso oficial de "pôr fim à velha política", o governo Jair Bolsonaro (PSL) está oferecendo R$ 10 milhões extras por semestre, até 2020, quando serão realizadas as eleições municipais, para cada deputado que apoiar a Reforma da Previdência. No caso de líderes partidários o valor total é o dobro do oferecido para os deputados federais: R$ 80 milhões.
Diante desse descalabro, o povo sairá novamente às ruas. Veja as cidades goianas que já aderiram aos protestos:
1) Anápolis - 9h30, Praça do Ancião;
2) Catalão - 8h - Concentração na Universidade Federal de Catalão (UFCat) e no Instituto Federal (IFGoiano);
3) Cidade de Goiás - No Instituto Federal de Goiás (IFG), às 10h30 e na porta da Universidade Estadual de Goiás (UEG), às 19 horas, com caminhada para a assembleia na Universidade Federal de Goiás (UFG Areião), às 20 horas;
4) Goiânia - 15h - Praça Universitária
5) Itumbiara - 18h Espaço Arraiá
6) Jataí - 19h Praça CEU
7) Posse - 07h Praça da Matriz
8) Rio Verde - 08h30 - Praça dos Skatistas (Orcalino Guimarães)
10) Silvânia - 19h30 Audiência Pública pela permanencia do Campus da UEG e outros 14 em risco de fechamento | Espaço Cultural Juvenal Tavares
11) Ceres - 8h - Concentração no Parque Curumim
11) Uruaçu - 17h em frente o banco do Brasil