Escrito por: Juliano Cavalcante
Movimentos populares se mobilizam contra a Reforma Administrativa que ataca os direitos dos servidores.
As três esferas da CUT estarão de forma ampla: federal, estadual e municipal, discutindo e organizando junto a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público mobilizações de base contra o texto da Reforma Administrativa em voga no Congresso Federal, que pretende reduzir os direitos fundamentais dos trabalhadores.
Para não deixar a iniciativa avançar em Brasília, excerto desenvolvido pelo GT (Grupo de Trabalho), composto em sua maioria pela ala política do centrão, tendo como padrinho o presidente da Câmara, Hugo Motta; serão realizadas várias ações abertas, do dia 02 até 14 de julho, voltadas aos movimentos sindicais e toda a sociedade para barrar mais uma proposta que desmantela políticas públicas, minando o Estado e abrindo espaço para terceirizações.
A primeira etapa da mobilização ocorrerá nesta quarta-feira, 02, com a realização da Plenária Virtual contra a Reforma Administrativa, contando com a participação dos deputados federais da Frente Parlamentar Pedro Uczai (PT/SC), Alice Portugal (PCdoB/BA), Luciene Cavalcante (PSOL/SP), Pedro Campos (PSB/PE), Reginaldo Veras (PV/DF), Túlio Gadelha (Rede/PE) e André Figueiredo (PDT/CE).
O evento irá debater de forma online às 20 horas, os riscos das propostas em discussão e como defender políticas públicas para os servidores. Além da Plenária, a CUT Goiás convoca suas entidades filiadas a se mobilizarem para mais quatro atos que podem ser conferidos abaixo;
2 de julho (quarta-feira)
Concentração no Plenário 2 do Anexo II da Câmara dos Deputados: mobilização para acompanhar audiência pública do GT (Grupo de Trabalho) da Reforma Administrativa que terá presença de governadores, prefeitos e da Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
7 de julho (segunda-feira)
Concentração no Anexo II da Câmara dos Deputados: reunir servidores em uma grande mobilização no dia em que o relatório preliminar do GT da reforma administrativa será apresentado.
8 de julho (terça-feira)
Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados: Seminário convocado pela Frente Parlamentar Mista do Serviço Público para debater o teor do relatório preliminar do GT.
14 de julho (segunda-feira)
Ato em frente ao Anexo II da Câmara dos Deputados: Manifestação contra a Reforma Administrativa no dia em que o GT anunciou que irá apresentar o seu relatório final.