Escrito por: Juliano Cavalcante

FETRAF-GO realiza treinamento com representantes sindicais e agricultores.

O encontro com os representantes sindicais e agricultores e agricultoras sindicalizados(as) vinculados(as) à Federação, teve como objetivo apresentar o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).

A CUT Goiás recebeu, na manhã desta segunda-feira, 09 de fevereiro, a diretoria da FETRAF-GO e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em Goiás para a realização de um treinamento voltado a representantes sindicais e agricultores e agricultoras sindicalizados(as) vinculados(as) à Federação, sobre as linhas de crédito fundiário.

Durante a atividade, foi apresentado aos produtores e produtoras  da agricultura familiar o Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), desenvolvido pelo Governo Federal. O programa disponibiliza linhas de crédito que facilitam o acesso à terra, oferecendo condições especiais de  financiamento para a aquisição de imóveis rurais, fortalecendo a permanência das famílias no campo e a produção da agricultura familiar. 

Antônio Chagas, coordenador-geral da FETRAF-GO, reiterou a importância das reuniões preparatórias com a base da federação.

“Realizamos esses treinamentos para esclarecer pautas de luta da nossa classe  aos dirigentes das entidades de base, para que eles possam trabalhá-las nos assentamentos. No caso do PNCF, nós queremos explicar como funciona essa política pública, desde os seus princípios até os beneficiários. Nós lutamos por esse programa, criado pelo Governo Federal, pois o mesmo propicia ao agricultor familiar  o seu pedaço de terra, o que garante não somente a sua sobrevivência e dignidade, mas também o aumento  na  produção e comercialização  de alimentos 100% naturais”, diz Antônio. 

A superintendência do MDA em Goiás (SFDA-GO/MDA) foi representada por Mariângela Figueiredo, consultora IICA para a SFDA-GO, e Rafael Martins, auxiliar administrativo da SFDA-GO. Em entrevista para a CUT Goiás, Mariângela destacou a necessidade de um contato permanente entre o MDA e as entidades representativas da agricultura familiar para aproximar os trabalhadores das políticas públicas de incentivo.  

“Nós estamos apresentando o PNCF em todos os municípios de Goiás. Quando apresentamos um projeto complexo como esse, com muitos detalhes, é fundamental para o MDA ter esse contato direto com os possíveis beneficiários do programa para tirar dúvidas.  Estamos falando de um processo burocrático, com uma extensa lista de documentos, o que proporciona uma comunicação truncada. Fazemos visitas nos sindicatos, federações e confederações justamente para que consigamos aproximar os produtores do benefício”, afirma Mariângela. 

Acesse o link https://www.gov.br/mda/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas-projetos-acoes-obras-e-atividades/programa-nacional-de-credito-fundiario  e saiba tudo sobre o PNCF