Escrito por: Redação CUT-GO

EcoCUT elege nova coordenação e Conselho Fiscal, com três dirigentes da CUT Goiás

Na comemoração dos 30 anos, Escola promoveu evento de três dias com formação de formadores e eleição para o quadriênio 2023/2027. Pela CUT-GO, foram eleitos Antônio Neto, Maria Rosely, e Ueber Barboza

EcoCUT

Comemorando os seus 30 anos de atuação, a Escola Centro-Oeste de Formação Sindical da CUT - Apolônio de Carvalho (Eco/CUT) realizou na última semana a assembleia geral para eleição da nova diretoria executiva. A CUT Goiás elegeu dois dirigentes, além de um membro para o Conselho Fiscal.

A assembleia sucedeu a oficina de formação de formadores/as continuada, promovida nos dias 16 e 17 de novembro, em Hidrolândia. Na ocasião, foi debatida conjuntura política e os desafios para a CUT, para os trabalhadores/as e a formação sindical, dentre outras pautas.

Também foi apresentado o balanço das atividades formativas da última gestão (2019/2023), feita a elaboração do planejamento regional para o ano de 2023, além das atualizações estatutárias. Por fim, foi eleita a coordenação executiva para o quadriênio 2023/2027.

Na direção da Eco/CUT está o secretário de Formação da CUT-GO, Antônio Neto, como coordenador de Comunicação; e a secretária de Combate ao Racismo da CUT-GO, Maria Rosely Cavalcante, como coordenadora de Organização, Estudos Regionais e Articulação de Relações Institucionais.

O secretário Geral da CUT-GO, Ueber Barboza, foi eleito para o Conselho Fiscal da escola. A direção passa a ser composta, após as alterações estatutárias, por 10 membros na coordenação executiva, e 6 membros no Conselho Fiscal, respeitando a equiparidade de gênero.

A então coordenadora executiva, Sueli Veiga Melo, da CUT Mato Grosso do Sul (CUT-MS), deixa o cargo. No seu lugar, entra Roberto Miguel Oliveira, da CUT Distrito Federal (CUT-DF). Demais posições também são ocupadas por dirigentes do Tocantins e Mato Grosso.

"A Eco/CUT, ao longo desses 30 anos, passou por momentos bons e ruins, já desenvolveu muitos projetos com muito recurso, mas, também passou por crises financeiras gravíssimas. Entretanto, mesmo com dificuldades, a Escola nunca deixou de cumprir o seu papel de agente de formação e transformação da vida das pessoas e de contribuir para o fortalecimento do movimento sindical na região. Deixo a Escola com a consciência do dever cumprido", descreve Sueli.

Coordenação Executiva

Coordenador Geral: Roberto Miguel Oliveira (CUT-DF)
Coordenador de Formação e Pedagógico: João Eudes da Anunciação (CUT-MT)
Coordenador de Administração e Finanças: José Roque Santiago (CUT-TO)
Coordenador Executivo: Onivan de Lima Correa (CUT-MS)
Coordenadora de Cultura: Gabriela Cardoso Zanina Queiroz (CUT-TO)
Coordenador de Comunicação: Antônio Ribeiro da Costa Neto (CUT-GO)
Coordenadora da Mulher Trabalhadora: Dilma Gomes (CUT-MS)
Coordenadora de Saúde do Trabalhador: Suyenne Borges da Fonseca Teodoro (CUT-DF)
Coordenador de Direitos Humanos, Raça e Diversidades (Combate ao racismo, juventude, PCD, LGBTQIA+): Antônia Aparecida Oliveira Aguiar (CUT-MT)
Coordenadora de Organização, Estudos Regionais e Articulação de Relações Institucionais: Maria Rosely Cavalcante (CUT-GO)

Conselho Fiscal

Titulares

1. Ueber Ribeiro Barboza (CUT-GO)
2. Vilson Gimenes Gregório (CUT-MS)
3. Maria Eliete Leão (CUT-MT)


Suplentes

1. Douglas de Almeida Cunha (CUT-DF)
2. Zenilda Leonardo da Silva Fonseca (CUT-TO)
3. Angelina de Oliveira Costa (CUT-MT)