MENU

Dirigente da CUT Goiás recebe homenagens no RJ e em Alagoas

Iêda Leal, secretária de Comunicação da CUT-GO e coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado, recebeu Prêmio Marielle Franco e Prêmio Aqualtune: Mulheres Negras Expressivas e Importantes

Publicado: 06 Dezembro, 2022 - 14h40 | Última modificação: 06 Dezembro, 2022 - 14h53

Escrito por: Gabriella Braga

ASCOM/RENATA SOUZA
notice

O ano foi de muita luta, mas também de muita vitória e de reconhecimento. Diante do trabalho prestado na luta contra o racismo e em defesa dos direitos humanos, a professora Iêda Leal, secretária de Comunicação da CUT Goiás e coordenadora nacional do MNU, recebeu nesta terça-feira (6) o Prêmio Marielle Franco, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

A premiação, de iniciativa da deputada estadual Renata Souza, acontece poucos dias após a sindicalista receber o Prêmio Mulheres Negras Expressivas e Importantes, do Projeto Aqualtune, de Alagoas. A honraria foi entregue no dia 29 de novembro, em referência ao mês da consciência negra.

"É um reconhecimento aos trabalhos de todas as mulheres do Movimento Negro Unificado e das organizações que lutam por uma sociedade justa livre do racismo e da violência contra as mulheres. Orgulhosa e certa de que unidas venceremos, o reconhecimento neste momento é fundamental para nossas organizações, é um prêmio coletivo", afirma Iêda.

Também à frente da tesouraria do Sintego e da secretária de Combate ao Racismo da CNTE, e membra da equipe de Igualdade Racial do grupo de transição do governo Lula, Iêda Leal foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) no dia 22 de novembro. Durante a sessão solene, proposta pela deputada estadual Adriana Accorsi, a sindicalista recebeu o certificado Personalidade Negra de Destaque 2022.