Escrito por: Juliano Cavalcante

DIEESE comemora 70 anos

Ato Solene em celebração ao aniversário da entidade foi realizado na Assembleia Legislativa de Goiás com a presença de parlamentares e representantes sindicais.

A CUT Goiás acompanhou nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, o Ato Solene em homenagem aos 70 anos do DIEESE, Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, realizado na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, ALEGO.

Iniciativa de Mauro Rubem, Deputado Estadual pelo PT/GO, o evento contou com a presença de professores, pesquisadores, sindicalistas e figuras históricas do movimento popular que ajudaram a construir o DIEESE em todo o país.

O DIEESE é referência no campo das pesquisas sobre custo de vida, emprego e desemprego, mundo do trabalho e negociações coletivas; além de atuar na formação sindical e educação social.

Suas análises de conjuntura sobre as relações entre capital e trabalho sustentam a luta sindical com fatos amparados por dados científicos, o que auxilia os trabalhadores/as nas negociações entre empregadores e governos a níveis federal, estadual e municipal.

“O DIEESE tem, ao longo da sua história, apoiado a classe trabalhadora com uma produção do conhecimento científico através de dados e evidências que apoiam as lutas dos trabalhadores e trabalhadoras de diferentes categorias. Em Goiás, o DIEESE também tem um escritório, e ele tem apoiado os sindicatos do estado nas lutas, fazendo estudos de perfil de categoria, sobre empresas e segmentos do setor público. Com esses estudos nós procuramos destacar elementos que possam comprovar a necessidade de garantir direitos e salários dignos para o conjunto da classe trabalhadora no estado”, reitera Adriana Marcolino, Diretora Técnica do DIEESE.

Atualmente o departamento possui mais de 700 entidades associadas, entre centrais, sindicatos, federações e confederações de trabalhadores/as. Além de possuir 17 escritórios regionais, 50 subseções, unidades dentro dos sindicatos, e dois Observatórios do Trabalho, divisões instaladas dentro de prefeituras e governos estaduais para subsidiar o poder público com suas pesquisas.

DIEESE em Goiás

No estado o DIEESE completou em 18 de junho, 32 anos, desde a fundação oficial do escritório em 1993, na capital goianiense.

Dentre os feitos importantes do departamento constam a parceria firmada com a prefeitura municipal durante o mandato do ex-prefeito, Darci Accorsi; além dos trabalhos realizados junto ao governo estadual, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho (SET) e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para implementar o Observatório do Trabalho.

Essa iniciativa proporcionou o levantamento e análise regular sobre o mercado de trabalho nacional e o diagnóstico periódico do mercado de trabalho em Goiás.

Ao longo dos anos, houve aumento no número de entidades filiadas ao departamento e nos serviços de assessoria prestados. Destacam-se as assessorias às negociações coletivas do setor privado e do setor público, estudos setoriais, de perfil, sobre a economia goiana e/ou mercado de trabalho goiano, além de atividades de formação sindical. 

Leila Brito, Supervisora Técnica do DIEESE em Goiás, destacou os desafios enfrentados pelo departamento no estado e os processos de transformação da entidade.

“O escritório regional do DIEESE em Goiás tem uma história de 32 anos, onde nós ampliamos a nossa assessoria. Hoje temos desafios importantes nesse contexto conservador da sociedade goiana, existindo uma barreira nas relações capital-trabalho e do diálogo nas mesas de negociação; inclusive destaca-se a dificuldade de alguns segmentos de negociarem condições favoráveis para os trabalhadores/as. O que colocamos para o movimento sindical local é a união dos diversos segmentos do trabalho em torno do DIEESE para proporcionar uma melhor estrutura da entidade, e com isso trazer melhores condições para a assessoria do movimento sindical brasileiro nas relações capital-trabalho, quer seja do setor público, quer seja do setor privado”, afirma Leila.