MENU

Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, quem preserva a natureza e a vida humana

Data foi instituída em 2008 para dar foco às pautas dos povos indígenas de todo o Brasil

Publicado: 07 Fevereiro, 2023 - 13h15 | Última modificação: 07 Fevereiro, 2023 - 13h39

Escrito por: Gabriella Braga

CUT-GO
notice

A luta dos povos indígenas é árdua, e sem tempo para descanso. Nos últimos meses, assistimos uma crise humanitária avassaladora do povo yanomami, crise esta já denunciada inúmeras vezes ao ex-governo de Jair Bolsonaro. Nada foi feito, e o povo amarga em casos de desnutrição, doenças como malária e pneumonia, e mortes evitáveis.

Para além do povo yanomami, inúmeros outros territórios indígenas vivem crises potencializadas por invasões de territórios, desmatamento, garimpo ilegal, e a falta de assistência adequada em saúde e saneamento. É um projeto político. Por isso que, desde 2008, celebramos o Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas todo dia 7 de fevereiro. A data visa relembrar e dar foco às pautas dos povos indígenas.

Neste ano, um alívio à luta: a criação do Ministério dos Povos Indígenas, dirigido por Sônia Guajajara. Foi neste ano também que, pela primeira vez na história, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) é comandada por uma indígena, Joenia Wapichana. Nossos povos originários entram em destaque no cenário político.

Hoje, e em todos os outros dias, reforçamos nossa admiração e solidariedade para aqueles e aquelas que lutam pela preservação, não só da natureza, mas da vida humana. A luta pela reconstrução do Brasil é nossa, e seguiremos juntos e juntas!