Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado com oficinas, palestras e debates
Publicado: 10 Outubro, 2023 - 09h06 | Última modificação: 10 Outubro, 2023 - 10h09
Escrito por: Redação CUT-GO

Neste dia 10 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental. Para isso, está sendo realizado o seminário "O Controle Social e a Reconstrução da Raps". O encontro será das 8h às 21h e conta com diversas atividades, que estão sendo realizadas no auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás, no Setor Leste Universitário.
Serão oficinas, palestras, debates temáticos e apresentação cultural. O evento terá como ponto alto uma reunião pela formação da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
A discussão gira em torno da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), responsável por estabelecer os pontos de atenção para o atendimento de pessoas com transtornos mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante o Dia Mundial de Saúde Mental, também se discute a luta antimanicomial. Os/as antimanicomiais defendem os direitos e garantias previstos na Lei 10.216 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental.
A lei, no entanto, vem sendo negligenciada pelos governos estadual e municipais, como o de Goiânia. “Após resistirmos a seis anos de golpe, retrocessos e desmontes na Política Nacional de Saúde Mental, a partir da eleição do novo governo temos a esperança de sua retomada. Em Goiás e em nossa capital, no entanto, persiste o sucateamento dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial”, ressalta a psicóloga Heloiza Massanaro, diretora do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência de Goiás e Tocantins (Sintfesp-GO/TO).
O seminário conta com o apoio do Sintfesp-GO/TO, do Sindicato dos Trabalhadores no Sistema Único de Saúde de Goiás (Sindsaúde-GO), dentre outras entidades, e é realizada pelo Fórum Goiano de Saúde Mental, Associação de Usuários dos Serviços de Saúde Mental (Aussm-GO), Grupo de Pesquisa La Folie e Grupo Mentalize.