MENU

Dia Internacional dos Povos Indígenas: o Brasil foi, é e sempre será terra indígena

Publicado: 09 Agosto, 2022 - 15h41

Escrito por: Redação CUT-GO

CUT-GO
notice

Existiam aqui no Brasil muito antes da invasão das tropas portuguesas. Os povos indígenas, verdadeiros guardiões da floresta e de sua biodiversidade, são celebrados neste 9 de agosto, no Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi instituída em 1994 pela Organização das Nações Únidas (ONU) que, anos depois, em 2007, aprovou a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A declaração foi um avanço no reconhecimento internacional dos direitos dos povos indígenas à autodeterminação, à preservação e respeito às suas culturas e idiomas próprios, à conservação de seus territórios, à luta por melhorias nas condições de vida, entre vários outros, constituindo os direitos inalienáveis à vida, à liberdade, à saúde, à educação e à segurança.

No Brasil, atualmente, existem 728 terras indígenas em alguma fase do processo de demarcação, que corresponde a 13% do território brasileiro, segundo dados do Instituto SocioAmbiental (ISA). E é dentro dessas terras que a floresta permanece em pé, sobrevivendo pelo trabalho dos povos em que ali habitam.

A relação dos indígenas com a terra não se relaciona com a geração de lucro, mas de subsistência. O território é para gerar alimentos, manter a cultura e preservar as tradições dos povos originários. Mesmo assim, é necessário lutar, dia e noite, para sobreviver aos ataques incansáveis de grileiros, madeireiros e latifundiários protegidos pelo estado.

Por isso, neste dia, não podemos esquecer dos séculos de silenciamento, de genocídio e de apagamento das histórias dos diferentes povos indígenas, que possuem tradições, culturas e idiomas diversos. O Brasil foi, é e sempre será terra indígena.