CUT Goiás presente na Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa
Ato nacional reúne centrais sindicais, sindicatos, federações, confederações, servidores/as federais, estaduais e municipais contra a PEC 38/2025 em tramitação no Congresso
Publicado: 29 Outubro, 2025 - 10h46
Escrito por: Juliano Cavalcante
A CUT Goiás e sindicatos filiados reuniram servidores/as públicos do estado nesta quarta-feira, 29, rumo a Brasília para a Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa. Os manifestantes ficarão concentrados no Museu Nacional a partir das 09 horas e vão caminhar até o Congresso Nacional para pressionar os parlamentares contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 38/2025.
Protocalada na Câmara dos Deputados no dia 24 de outubro, a PEC visa realizar um desmonte dos serviços públicos, pretendendo retirar direitos dos servidores/as garantidos pela constituição e enfraquecer o Estado, afetando diretamente o povo.
Entenda o que está em jogo
O texto assinado pelos deputados Zé Trovão (PL-SC), Fausto Santos Jr (União-AM), Marcel Van Hattem (NOVO-RS), Neto Carletto (Avante-BA) e Júlio Lopes (PP-RJ), sendo o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ) o principal articulador da emenda junto ao presidente da Câmara Hugo Motta (Republicanos-PB), é uma reedição da PEC 32 do governo Bolsonaro.
A proposição pretende precarizar os serviços públicos através do congelamento de salários dos servidores; da redução de concursos públicos; pelo fim da autonomia de estados e municípios; das terceirizações e privatizações; na exinção de cargos públicos; da progressão de carreira determinada por metas individuais; pela contratação por tempo determinado; e da proibição do pagamento de parcelas indenizatórias com efeitos retroativos.
O que está em jogo é a disputa pelo orçamento público e a garantia dos direitos constitucionais à educação, saúde, segurança, ao trabalho e a previdência social. Não é modernização, é destruição do Estado.